Causas da insônia
Há diversas causas para a insônia, que é a dificuldade para pegar no sono e/ou mantê-lo durante a noite inteira (pois a pessoa desperta várias vezes).
Alguns têm insônia por conta de preocupações excessivas, depressão ou ansiedade, outros por tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar pouco antes de dormir.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 90 tipos de distúrbios do sono. A insônia crônica é o mais comum deles.
O barulho ou a iluminação excessiva podem impedir a pessoa de dormir, deve-se fazer o possível para manter o ambiente em que dorme silencioso e pouco iluminado para dormir melhor – a melatonina, hormônio que regula o sono, precisa de um ambiente escuro para ser secretada.
Diagnóstico e tratamento da insônia
Alguns têm insônia durante meses ou anos seguidos e não procuram um médico. Se a pessoa dormir mal por 15 dias próximos uns dos outros já vale a pena procurar um especialista.
Existe diagnóstico e tratamento eficaz para a insônia. Quem tem ansiedade ou depressão deve se tratar com medicamentos receitados pelo médico, e, com isso, a insônia também será combatida.
A pessoa não deve tomar remédios por conta própria, pois muitos deles podem causar dependência e piorar a insônia. Além disso, deve-se evitar fazer exercícios físicos próximo ao horário de dormir, pois isso também dificulta o sono.