Você vai ver nesse artigo:
Aumento da infertilidade no mundo
A infertilidade tem aumentado nos países industrializados. O adiamento da idade para gestação e a existência de múltiplos processos sexuais são alguns dos fatores que colaboram para a ampliação da prevalência do problema.
Atualmente, percebe-se que o diagnóstico da infertilidade é realizado com mais frequência. Antigamente, não havia um controle preciso sobre o processo de adoção. Altamente pressionados pelos próprios familiares, muitos casais adotavam crianças clandestinamente. Geralmente, esses casais exploravam a precariedade financeira de muitas famílias pobres que vendiam os próprios filhos recém-nascidos visando evitar a manutenção de mais uma boca para sustentar em circunstâncias difíceis.
Ademais, o aumento recente dos casos de infertilidade é agravado devido ao período em que a reprodução é viável. As pessoas estão priorizando suas carreiras profissionais e relegando a geração de filhos para um segundo momento.
Diagnóstico da infertilidade
A infertilidade é diagnosticada nos casais que possuem menos de 35 anos e que já efetuaram um ano de tentativas sequenciais sem sucesso na obtenção da gravidez. Caso a mulher tenha ultrapassado os 35 anos, o prazo de tentativas falhas é reduzido para seis meses. Portanto, a infertilidade ocorre com mais frequência conforme o avanço da idade. Na prática, a melhor época para conseguir gerar um filho está situada entre a adolescência (por volta dos 15 anos) e o início da fase jovem adulta (até os 25 anos).
Participação de homens e mulheres na infertilidade
A taxa de infertilidade masculina é similar à feminina. Em média, 80% dos casos apresentam infertilidade devido à influência dos dois membros do casal, sendo que geralmente um deles detém uma complicação mais grave em comparação com o outro.
Curiosamente, os homens têm mais dificuldade para assumir a culpa. Existem vários casos em o tratamento era destinado exclusivamente à mulher, quando o problema pertencia ao homem.
Na maioria das vezes, os dois membros do casal comparecem à consulta médica e admitem que o problema da infertilidade é compartilhado por ambos.
Incompatibilidades naturais interpessoais
Segundo a medicina chinesa, há algumas incompatibilidades naturais entre as pessoas (um detalhe ainda não totalmente esclarecido cientificamente) que podem ser equiparadas aos tipos sanguíneos, haja vista que um indivíduo portador do sangue tipo A não pode receber o tipo B, por exemplo. Em resumo, existem pessoas que não conseguem gerar filhos entre si, mas seriam bem sucedidas com outros parceiros.
No futuro, é possível que essas incompatibilidades humanas possam vir a ser esclarecidas pela ciência ocidental. Nesse cenário, as pessoas poderiam se submeter a testes de compatibilidade reprodutora. A incompatibilidade entre parceiros poderia motivar a desistência dos casamentos, por exemplo, gerando um problema social complicado.
O fato é que tais testes ainda estão indisponíveis e a referida incompatibilidade interpessoal se restringe a um conhecimento inerente à medicina chinesa. Enquanto a medicina ocidental se apoia na ciência, que evoluiu consideravelmente nos últimos 50 anos, cabe ressaltar que a medicina chinesa possui 4.000 anos de existência e é amparada em critérios distintos.
Abordagem da medicina chinesa para tratar a infertilidade
Já está comprovado que as técnicas tradicionais da medicina chinesa são úteis no combate à infertilidade, sendo que acupuntura é o método mais comum. Por sinal, vale destacar que, enquanto a medicina ocidental lida com o problema da infertilidade há pouco tempo, a chinesa está focada sobre ele há milhares de anos. Com base em uma estatística bem antiga, a medicina chinesa sempre soube que o transtorno é dividido entre homens e mulheres.
Para a medicina chinesa, as pessoas herdam uma dificuldade congênita no sentido de gerar filhos. Cabe notar a diferença entre uma “dificuldade” e a “incapacidade”. Outro detalhe é que a medicina chinesa é extremamente metafórica, estabelecendo comparações com a natureza. Com base na agricultura, a mulher é vista como o terreno e o homem como uma semente.
Existem determinados pontos da acupuntura que se destinam não apenas ao aumento da fertilidade, mas também visam contribuir para o rejuvenescimento. Uma vez demonstrado cientificamente que o envelhecimento fisiológico dificulta a concepção da gravidez, o rejuvenescimento passa a ser cada vez mais importante perante a idade avançada.
Eficácia da terapia chinesa no tratamento da infertilidade
Ainda não existem estudos comparativos que consideram a total integralização da medicina chinesa no tratamento tradicional de reprodução assistida. Entretanto, já se sabe que as taxas de sucesso com relação ao uso das técnicas de fertilização in vitro e inseminação artificial nos casais incapazes de gerar uma gravidez espontânea são duplicadas com a adição da acupuntura. Vale lembrar que os índices de eficácia desses tratamentos já são relativamente baixos, girando em torno de 30%. Portanto, apenas a acupuntura é suficiente para ampliar esse marcador para 60%.
Os especialistas na medicina oriental acreditam que somente com o uso da acupuntura e fitoterapia chinesa a eficácia do tratamento contra a infertilidade ultrapassa a taxa de 50%.