Cirurgia plástica em idosos
O que é importante para o cirurgião plástico não é a idade cronológica do paciente, mas como ele se apresenta. Muitas vezes um paciente de 80 anos está em melhores condições clínicas do que uma paciente muito mais jovem. Isso depende de hábitos de vida e de uma série de fatores que devem ser investigados antes de indicar determinada cirurgia para um ou para outro.
Em todos os pacientes, mas principalmente no idoso, é fundamental fazer um pré-operatório adequado e investigar ao máximo qualquer problema que ele apresente que implique em um risco maior para aquele paciente. Se for o caso, sempre propor algum tratamento alternativo para um paciente. O cirurgião nunca deve deixar aquele paciente com uma expectativa totalmente frustrada. Hoje existe uma enorme variedade de tratamentos menos invasivos para pacientes de mais risco.
O idoso em si não é impedido de fazer a cirurgia plástica, mas é importante que o cirurgião tenha um cuidado especial. Uma das prerrogativas da boa cirurgia plástica são os cuidados pré-operatórios, que devem ser feitos em qualquer paciente, mas com muito mais cuidado no idoso.