Você vai ver nesse artigo:
Variedades de hirtela
A hirtela é uma árvore do gênero Hirtella, pertencentemente à família das crisobalanáceas. Na verdade são três espécies: Hirtela ciliata, Hirtela hebeclada e Hirtella glandulosa.
Características da Hirtella ciliata
A Hirtella ciliata, também chamada de “chorão”, “estela” ou “murtinha”, tem em torno de 8 a 12m de comprimento, casca grossa e suberosa, e ocorre nas regiões mais secas, como o cerrado e a savana.
Ela tem folhas simples, alternas, coriáceas, e flores pequenas com panículas terminais (é uma fruta apícula). Seu fruto é uma drupa de mesocarpo carnoso, muito apreciado por pássaros, e sua copa, que é muito ornamental, é globosa e lembra a do “chorão”.
Características da Hirtela hebeclada
A Hirtella hebeclada, também conhecida como “ajuru”, “pau-cinza”, “comandatuba”, etc., tem de 10 a 15m de comprimento, com tronco de 30 a 45cm de diâmetro. Ela ocorre do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, nas florestas tropicais, mata atlântica e matas ciliares. Ela tem também folhas simples, alternas e flores terminais, brancas. Seus frutos são drupas ovoides, pretos, também procurados por pássaros. Ela tem uma excelente aptidão para paisagismo.
Características da Hirtella glandulosa
A Hirtella glandulosa é conhecida na região Nordeste como “vermelhão” ou “estela”. É uma espécie um pouco mais elevada, com 10 a 20m de comprimento, com 40 a 60cm de diâmetro, apropriada para áreas amplas, como parques, praças, etc.
Ela tem um tronco curto e ocorre em matas ciliares, desde a Amazônia até a mata atlântica no Nordeste. É uma planta muito ornamental.
Risco de extinção
Todas as três espécies de hirtela estão na lista de extinção do IBAMA.