Hipotireoidismo e menopausa
O hipotireoidismo é uma doença resultante da pouca produção do hormônio da tireoide, e provoca inúmeras alterações metabólicas no organismo. Ele pode aparecer em qualquer sexo ou idade, mas é mais frequente em mulheres na menopausa.
Nos Estados Unidos, mais de 20% das menopausadas são diagnosticadas com a doença, comum nas mulheres com mais de 40 anos. Como os sintomas da menopausa e os do hipotireoidismo são parecidos, acabam se confundindo, e quando ocorre demora na identificação da doença, consequentemente há demora no início do tratamento.
Alguns sintomas da menopausa, como aumento de peso, fadiga, insônia, irritabilidade, palpitações e queda de cabelo são associados ao hipotireoidismo.
Sintomas do hipotireoidismo
A glândula tireoide regula o metabolismo corporal. Os desequilíbrios dela afetam o controle do peso e do apetite.
No hipotireoidismo, tudo funciona mais lentamente: o coração bate mais devagar, o intestino fica mais preso, os cabelos caem mais, a memória fica mais fraca e a pessoa tem cansaço e sonolência excessiva, fadiga, dores musculares e articulares, além de pele seca, ganho de peso, aumento do colesterol, depressão e menstruação irregular.
É importante que as mulheres façam um controle dos hormônios da tireoide para diagnosticar precocemente possíveis distúrbios e tratá-los, evitando danos ao organismo.
Esses são apenas alguns dos sintomas do hipotireoidismo. Se se identificar com alguns deles, procure um médico e solicite avaliação dos hormônios tireoidianos.