Hipoglicemia reacional (hipoglicemia reativa por carboidrato refinado)
Muitas pessoas têm hipoglicemia reativa por carboidrato refinado (ou “hipoglicemia reacional”) e não sabem. Ela consiste na sensação de hipoglicemia: a pessoa tem uma taquicardia, o coração fica acelerado e ela tem vontade de comer doce. Existem pessoas que até sentem uma sensação de pré-desmaio ou dores de cabeça, e precisam comer doce para melhorar.
Às vezes o próprio profissional de saúde, nesses casos, indica comer um doce. Porém, a hipoglicemia reacional é um dos primeiros sinais do organismo de que existe algo errado com a insulina – é como se fosse o início do diabetes, antes da glicose subir no sangue.
A pessoa come o carboidrato (açúcar), geralmente refinado (na forma líquida ou na forma de farinha), e uma ou duas horas depois começa a passar mal e precisa comer carboidrato novamente.
Tratamento
Essa pessoa precisa diminuir o carboidrato, do contrário ela entra em um círculo vicioso: come carboidrato, tem hipoglicemia, come mais carboidrato, etc. Geralmente essas pessoas começam a engordar muito pois há uma alta do hormônio insulina, que significa acúmulo de gordura.
O tratamento é diminuir a quantidade de açúcar na alimentação, e geralmente misturar fibras junto com os carboidratos. Por exemplo, comer verduras e legumes, e comer frutas um pouco mais verdes que o habitual, ajuda bastante.
Às vezes a pessoa precisa de medicamentos que diminuam a absorção da glicose a nível intestinal.