Hipertensão arterial na gravidez
A hipertensão arterial é um fator de risco na gravidez, tanto para a mulher quanto para o bebê.
Existem dois cenários diferentes: a mulher que já é hipertensa e engravida, e a hipertensão que é adquirida somente na gravidez e é específica da fase gestacional. Uma das expressões mais graves disso é a pré-eclâmpsia.
Cuidados durante a gravidez
Alguns cuidados precisam ser tomados durante a gravidez. Se a mulher já é hipertensa, é importante que, antes de engravidar, ela procure um médico, pois alguns medicamentos não devem ser usados durante o período de gestação. A orientação pré-concepcional é bastante importante para esse grupo.
Quando a mulher engravidar, o pré-natal precisa ser muito dinâmico e atuante. A mulher precisa participar bem das recomendações e das consultas, e se submeter aos exames que vão monitorar os riscos dela, e o crescimento e a saúde do bebê.
Como evitar as complicações da hipertensão durante a gravidez?
A hipertensão na gravidez é um problema que atinge a maioria das pacientes, e é motivo de preocupação, pois é a primeira causa de morte materna.
Para evitar as complicações, a gestante deveria, antes da gestação, já ter um controle do peso, para que ela já engravidasse em boas condições. Além disso, ela deveria controlar também o ganho de peso durante a sua gestação.
Outra recomendação importante é a ingesta de sal em menor quantidade do que o habitual. Para todas as pessoas, em uma alimentação saudável, o correto seria reduzir o consumo de sal.