Você vai ver nesse artigo:
Incidência da placa bacteriana nos aparelhos ortodônticos
Pesquisas mostram que até 60% da placa bacteriana presente em boca com aparelho se concentram nas borrachinhas e, sem elas, 80% ficam na língua.
Kit de higienização
Do kit de higienização constam a escova ortodôntica, que, específica para limpar dentes com aparelho, tem caneleta na parte central e cerdas laterais mais altas que as centrais; a interdental, que ajuda na higienização do aparelho em si, e o passa-fio, pequena agulha de silicone.
Sequência de higienização
Ao longo do dia, o paciente deve usar a escova ortodôntica e, à noite, antes de dormir, fazer higiene mais pormenorizada, inclusive passar obrigatoriamente o fio dental, se bem que o ideal seja servir-se dele em todos os momentos.
Como usar o fio dental
Atravesse o fio dental, cujo comprimento compreende a distância da mão ao cotovelo, pelo orifício do passa-fio, inserido então entre o arco de metal e o dente. Depois, utilize o fio dental normalmente.
No começo de qualquer tratamento ortodôntico, é muito fácil passar o fio dental pelo arco, mas, no decorrer dele, pode ser necessário introduzir fios de amarrilho ou correntes de elástico, condições em que isso se torna mais difícil. Como a boca é úmida, o fio dental adere a qualquer superfície em que encoste, portanto usá-lo em todos os dentes com passa-fio é bem mais rápido.
Posto o fio dental no dente a ser limpo, enrole as pontas dele nos dedos anelares de cada mão e feche todos os outros, com exceção dos indicadores e polegares, que, juntos, formarão uma pinça.
Contaminações de um dente para outro pelo emprego do mesmo fio dental comprovadamente não ocorrem. Quando determinado trecho do fio estiver sujo, basta desenrolá-lo um pouco e usar outro, limpo, e assim sucessivamente com o restante do fio, cuja eficácia, segundos pesquisas, supera a da escova de dentes.
Higienização com escova ortodôntica
Não efetue com a escova movimentos verticais e regulares, porque ambos podem quebrar peças. Apenas a encaixe na linha dos bráquetes e a deslize em vaivém. Para limpar a parte dos dentes superiores ligados à gengiva, incline-a sobre a gengiva e desça-a em direção ao dente até as cerdas encostarem no aparelho e daí escorregarem horizontal e suavemente em pequenos pontos por vez. Na porção inferior dos dentes superiores, gire as cerdas para baixo (somente no dente, não no bráquete). Escove todas as faces e partes (como alguns molares) dos dentes sem bráquetes em movimentos circulares e horizontais. Tome cuidado com a parte oculta dos últimos molares, porque, como é região de difícil acesso, é preciso inclinar as cerdas para limpeza adequada.
Higienização com escova interdental
O dente do aparelho com bráquetes tem quatro lados que é preciso percorrer com a escova interdental (acima, abaixo, à direita e à esquerda). Inicie, em movimentos verticais, pelo trecho de cima dos dentes da arcada superior, depois vá para o debaixo e depois para os lados. Assim, passará por toda a extensão dentária (as cerdas devem ficar abaixo dos fios ortodônticos).
Tempo de higienização
Depois de aprimorar a prática, é possível fazer esse procedimento em cerca de três a cinco minutos, mas, no início, tende a ser mais longo.
Problemas bucais decorrentes de má higienização
Como a boca é região muito sensível, os primeiros dias após a colocação do aparelho são um período para adequação, quando se podem empregar analgésicos para aliviar o incômodo.
Se o paciente não executar escovação e higiene bucal eficazes, formam-se placas bacterianas, causadoras de manchas brancas, cáries e gengivites, e isso também em quem não usa aparelho fixo.
Cuidados relacionados à alimentação
Quem tem aparelho fixo deve tomar cuidado com alguns alimentos que podem estragar-lhe ou amassar-lhe os fios, soltar ou quebrar bandas e bráquetes. Evite os duros, como amendoim, pipoca, chicletes, bala, pé de moleque, refrigerante, entre outros. Corte em pedaços, com facas, e não com os dentes, frutas e pães. Cada peça do aparelho que se desprende atrasa o fim do tratamento, em média, dois meses.
Após ingerir qualquer tipo de comida, doce ou salgada, escove os dentes imediatamente.
Recomendações finais
Se seguir as orientações, o paciente evita a formação de placa bacteriana e as cáries. É muito comum aparecerem, por falta de higienização, e não pela presença do aparelho, sobre os bráquetes manchas brancas, geralmente seguidas de hiperplasia gengival (gengiva cresce e inflama-se). Caso isso ocorra, é necessário submeter-se a uma cirurgia para remover esse excesso de gengiva.