Graus de calvície: quais são?
Você sabe qual o seu tipo de alopecia? Em que grau sua calvície se classifica na escala de Norwood e Hamilton?
O tipo 1 é um padrão normal, praticamente todo homem tem as famosas entradas, em maior ou menor intensidade. A calvície nos homens afeta a parte superior e a posterior da cabeça – e por conta disso a escala de Norwood e Hamilton só expressa calvície na região superior, não nas laterais e na parte inferior da nunca, essa região é e afetada por conta da origem embriológica que tem, do folheto embrionário.
No grau 2 e 2A começam as famosas entradas, o cabelo começa a ficar miniaturizado, e já é necessário prestar atenção.
No grau 3 há evolução das entradas e afeta o vertex (coroa) – muitos não conseguem observar a rarefação nessa região, para isso pode se usar dois espelhos, um apontando para o vértex e o outro na frente da pessoa –, aí é necessário usar medicação.
No grau 4 já é necessário implante, dificilmente se consegue reverter calvície nesse estágio. Em alguns a calvície progride muito rapidamente.
No grau 5 e 5A a calvície do vertex começa a se conectar com a da região frontal, aí é caso de implante. Geralmente se verifica em homens de mais idade, em que muitos folículos já estão mortos.
No grau 6, é a evolução do grau 5 até chegar no grau 7, em que, dependendo da região doadora, pode não haver ser possível realizar transplante capilar. Mesmo que opte por transplantar o cabelo, é necessário manter o tratamento clínico da calvície. Se não tratar, os cabelos que ainda restam e não foram transplantados poderão cair.