Características da goiaba roxa
A goiaba roxa, devido a cor das suas folhas e dos seus frutos, chama muito a atenção dos pássaros. É uma planta precoce, da qual um pé ainda pequeno já produz frutos bem grandes. O pé produzido das sementes mantém as características da planta mãe.
A origem da goiaba roxa é desconhecida, mas certamente é um cruzamento natural que acabou se estabilizando. É uma fruta muito saborosa e firme, diferente da goiaba branca, por exemplo.
As folhas, principalmente na vegetação, são bem roxas. O interior da fruta tem um tom bem arroxeado, diferente do padrão da goiaba. É uma goiaba extremamente doce.
A goiaba amarela, além de ser amarela por fora (como qualquer goiaba), é amarela por dentro.
Cultivo da goiaba roxa
Quando a goiaba roxa dá as primeiras flores, é normal que elas não virem frutas. A falta de sol também influencia na produção de frutas.
Porém, quando a planta está muito bem nutrida (com adubos como Forth Frutas, húmus de minhoca, torta de mamona, etc.), ela não sente a necessidade de se reproduzir e se multiplicar – que, no caso, seriam os frutos. Se a planta está a sol pleno e já floriu algumas vezes, sem produzir frutos, recomenda-se parar de adubá-la com frequência e cessar um pouco a rega, para que ela sinta um estresse que, possivelmente, irá ajudá-la a frutificar.
Algumas plantas, quando não sentem a necessidade de se multiplicarem, têm essa característica de não frutificarem.
De maneira semelhante, a poda também é um estresse na planta para induzir a frutificação.