Você vai ver nesse artigo:
Será que a goiaba é uma boa fruta para se introduzir na alimentação de quem está buscando emagrecer? Ela é low carb? É muito calórica? É útil para quem almeja ganhar massa muscular?

Goiaba é low carb?
Há a goiaba vermelha e a branca, diferentes até no tamanho. Em 100g de goiaba, há cerca de 75 calorias, 15g de carboidrato, 5,4g de fibra, 2,5g de proteína e menos de 1g de gordura.
Os valores citados acima são para 100g, porém, uma unidade média de goiaba tem cerca de 7,8g de carboidrato e 3g de fibra, portanto, pouco menos de 5g de carboidrato líquido, quantia não muito alta por porção de fruta em se tratando de low carb. Assim, a depender da dieta que se faz pode se comer meia ou até uma goiaba inteira, que será menos calórica do que um copo de iogurte (a depender de qual se está tomando).
Ainda que tenha muito fibra, isso não significa que ela é low carb, por conta da quantia de carboidratos, entretanto, mesmo assim é uma adição interessante no cardápio.
Quando fizer low carb, se atente à quantidade de carboidrato por porção, não só por 100g, e desconte dela a quantidade de fibras, pois dessa forma tem-se a quantia líquida de carboidratos contabilizados para a dieta.
Goiaba é calórica?
A grande maioria das fibras da goiaba está na casca, por isso lave-a bem e coma-a com casca. Para reeducação alimentar, a goiaba é ótima adição no dia a dia, pois é pouco calórica, praticamente sem gordura, com muita fibra, e por isso traz bastante saciedade.

Goiaba e dieta low carb
Se está fazendo dieta low carb, e está enjoado de comer abacate, coco, morango, maracujá, limão, e quer outras frutas, a goiaba é boa opção.
Receitas low carb com goiaba
O que pode se preparar com morango também se pode com goiaba, por exemplo, geleia sem açúcar e com adoçante, por ter muita fibra a goiaba confere gelatinização.
Pique uma goiaba, adicione água, adicione adoçante ou não. Ela também pode ser colocada por cima do iogurte ou do pudim de chia. Pode-se batê-la com iogurte. A goiaba é muito perfumada e confere muito sabor, por isso vai muito bem como acompanhamento, por exemplo, de leite, de pudim etc. Pode-se inseri-la também em uma salada de frutas low carb, por exemplo, com abacate, goiaba e morango.
Diabético pode comer goiaba?
Como ela tem reduzida quantidade de carboidrato líquido e alta concentração de vitamina C e fibras, ela é excelente para diabéticos, porém, isso vale para a goiaba fresca, colhida na hora ou comprada no hortifruti, e não para subprodutos feitos a partir dela, como calda, goiabada ou compota. De tão doces, esses produtos chegam a dar ponto de corte, portanto, não são indicados nem para diabéticos nem para quem quer emagrecer, a não ser se feitos em casa, sem açúcar, com ou sem adoçante. Entretanto, tome cuidado com a quantidade que se consome dela.
Goiaba é bom para quem quer emagrecer?
Para quem quer emagrecer, uma sugestão é adicionar goiaba no suco verde, nesse caso a maioria das pessoas opta por maça ou laranja, mas a goiaba tem um gosto forte e por conta disso equilibra o gosto dos legumes e verduras do suco verde. Outra sugestão é cortá-la em fatias finas, e adicioná-las na salada.

Pode-se consumir a goiaba como lanche da tarde, com a compota sem açúcar e com um pouco de queijo (Romeu e Julieta). Pode-se substituir qualquer fruta pela goiaba em preparações, tomando cuidado com as quantidades, pois em excesso tudo que ajuda pode atrapalhar.
Goiaba é boa para quem quer ganhar massa muscular?
Para quem quer ganhar massa muscular, ainda que a goiaba não tenha muito carboidrato, é interessante consumi-la, por exemplo, pode-se fazer um pré-treino com ela, com leite, aveia, whey protein e chia. Formule o shake com o que preferir em termos de sabor.