Gelatina é saudável?
A gelatina não é saudável, não faz emagrecer, não fortalece a pele e não faz os cabelos e as unhas crescerem e ficarem fortes, pois a quantidade de colágeno presente nela é muito baixa. Além disso, para sintetizar o colágeno o ser humano depende de silício, zinco e vitamina C. Existem muito mais micronutrientes envolvidos do que apenas a ingestão de colágeno.
Alguns hospitais oferecem gelatina como sobremesa para pessoas hospitalizadas e doentes, mas poderiam servir frutas.
Na lista de ingredientes, a gelatina contém açúcar, edulcorantes, adoçantes e corantes. O sabor da gelatina é artificial e ela não contém fruta. Algumas marcas têm o apelo de ter baixo sódio ou ter vitaminas e minerais.
A gelatina tem muito corante e adoçante, que são difíceis para o organismo metabolizar.
Para os bebês que começam a fase de alimentação complementar, ao invés de oferecer gelatina, deve-se oferecer frutas.
Algumas gelatinas zero têm ingredientes como maltodextrina e a combinação de três tipos de adoçantes que são prejudiciais à saúde.
Em alguns lugares os corantes, como o corante azul brilhante, são proibidos.
Não vale a pena consumir as gelatinas coloridas. Porém, a pessoa pode comprar gelatina incolor ou agar agar e bater com frutas ou suco de fruta para fazer sua própria gelatina. Assim, quem é amante da gelatina pode fazer uma escolha mais saudável. A pessoa deve, pelo menos, não deixar que a gelatina faça parte da rotina.