A raça Simental vem da suíça, mas precisamente do Vale do Rio Simen, e hoje está espalhada por todo o mundo. A primeira leva de gados Simental chegou ao Brasil na década de 20 do século passado, por fazendeiros do Espírito Santo. O boom desse gado no Brasil ocorreu entre as décadas de 70 e 80, aumentando bastante sua população.
É um gado mais pesado, onde as fêmeas alcançam em torno de 700kg em média, sendo que no geral os animais utilizados para leite tem em torno de 600kg. Em leite, o Simental se caracteriza por um alto teor de sólidos no leite, chegando a média de 12,5% a 13% de sólidos na composição do leite. Já no corpo proporciona carnes de qualidade e de textura macia, tendo uma grande capacidade de concorrer no mercado mundial.
A Simental é uma raça de dupla aptidão, o que significa que pode ser explorada tanto para leite quando para carne, dependendo do tipo de cruzamento em questão. Existem vacas com aptidão para a produção de até 15000l de leite por lactação, sendo que a média alemã está em torno de 7000l por lactação. E nos machos para corte, normalmente se consegue ganhos de 1,5kg até 2kg por dia.