Características e usos da fruta mortadela
A Sicana odorifera é conhecida como “fruta mortadela”, pois tem um formato e uma coloração muito parecidos com a da mortadela. É uma fruta muito perfumada, que impregna toda a casa com um perfume agradável de salada de frutas.
Ela também é chamada de “melão caboclo”, “maracujina”, “melão-maçã”, “cruá”, “coroá”, “fruta-maracujá”, “melocotelo”, “curuba”, “cruatina”, “cabujá” e “pepino angolo”, além de receber outros nomes em outros países. Embora seja uma fruta da América do Sul, ela pode ser encontrada em países distantes, como a Bélgica. Desconfia-se que a planta seja originária do Brasil.
Ela pode ser utilizada para fazer sucos, compotas e sorvetes. O suco dela é muito refrescante e, mesmo filtrado em uma peneira, ainda é bastante grosso e cheio de espuma. O sabor se assemelha a uma mistura de maçã e melão.
A fruta mortadela faz parte da família das cucurbitáceas, como o pepino. Quando ela está verde, ela pode ser consumida como um legume, e até mesmo cozida, como é feito, por exemplo, com o chuchu.
A fruta tem muitas sementes. É uma planta trepadeira, e, se ela for plantada perto de uma árvore muito alta, os frutos vão crescer a uma altura muito grande, tornando-se difíceis de colher depois. Ela não deve ser plantada perto de telhados, pois ela cresce bastante e pode tomar conta do telhado.
A fruta tem uma textura um pouco grossa e a casca não tão dura. Aconselha-se cortar a fruta no sentido vertical, e não horizontal, para não expor toda a fruta e correr o risco dela estragar.
As sementes podem ser retiradas com a própria faca utilizada para cortá-la.
A fruta mortadela não é muito fácil de ser encontrada.