Características da fruta dos milagres
A fruta dos milagres é uma fruta originária da África ocidental, da família das sapotáceas, muito difícil de ser encontrada no Brasil. É uma pequena fruta, do tamanho de uma jujuba.
Ela tem uma proteína chamada “miraculina” que, em contato com as papilas gustativas da língua, inibe o sabor amargo ou azedo, em alguns casos, dos alimentos. Assim, com ela, é possível provar um limão, uma laranja azeda ou um pomelo, e eles vão parecer frutas muito doces, pois toda a parte azeda será inibida. Na África, há muitos séculos, a fruta é utilizada antes de comer alguns pratos.
No Brasil, já existem preparados com essa fruta no formato de pó. Pessoas com diabetes, com algum problema relacionado ao açúcar ou que querem emagrecer utilizam esse pó no lugar de adoçantes ou açúcar para inibir, por exemplo, o sabor azedo de um suco de limão ou limonada, sentindo só o doce.
No Brasil, a árvore já é plantada em alguns lugares e tem se adaptado bem ao clima do país.
A árvore dessa fruta é um pequeno arbusto, o que possibilita o plantio dela, em jardins ou apartamentos, em pequenos vasos. Ela se adapta muito bem, só precisa ficar em um lugar onde tome um pouco de sol em algum momento do dia, e de regas a cada 2 ou 3 dias (no inverno, uma vez por semana).
Porém, é difícil conseguir mudas desse arbusto. A árvore demora 3 ou 4 anos para começar a frutificar.
A semente da fruta dos milagres é do tamanho de uma semente de pinha ou de atemoia, com um formato semelhante a uma bola de futebol americano.
A fruta é pouco carnuda, com bastante casca e pouca polpa. É levemente adocicada, sem nenhum tipo de sabor marcante, e lembra um pouco os frutos do café, que têm uma doçura leve, mas pouco memorável.
Frutas como o umbu, a ameixa e o limão siciliano ficam bem doces com o uso da fruta dos milagres. Com o limão tahiti, é possível sentir um leve “azedinho” no final, mas a maior parte do sabor é doce.
Com o uso da fruta dos milagres, o néctar de maracujá, não adoçado, que deveria ser azedo, fica bem doce; o vinagre fica doce; e o café coado, sem açúcar ou adoçante, não tem o amargor que teria o café puro, mas não fica doce como um café adoçado com açúcar.
Embora a fruta dos milagres iniba o sabor azedo e até um pouco do amargo dos alimentos, ela não tira as características da fruta. Uma fruta meio corrosiva ou agressiva, como é o caso do limão e do pomelo, mantém essas características, e, em excesso, podem machucar a parede do estômago.