Características e usos da fruta-do-milagre
A fruta-do-milagre é uma pequena fruta vermelha.
A fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum) é um arbusto de pequeno porte, com no máximo 1m de altura, da família das sapotáceas (a mesma do sapoti, entre outras plantas) e do gênero Synsepalum.
É a única planta que se conhece que muda o paladar. São frutos pequenos, imitando o fruto do café, com polpa carnosa e adocicada, e geralmente com uma semente. É uma planta exótica, de origem da África Ocidental, e que está sendo introduzida no Brasil.
O Brasil está começando a produzir mudas da fruta-do-milagre no sul e no sudoeste. Ela recebeu o nome de fruta-do-milagre por causa de uma proteína chamada miraculina, que age sobre as papilas gustativas receptoras do sabor ácido na língua, adoçando completamente qualquer fruta azeda ou ácida provada logo em seguida.
Após consumir a fruta-do-milgre, um limão ou um tamarindo, por exemplo, ficarão doces.
É uma novidade na região nordeste.
Ela pode ser usada como planta ornamental e cultivada em apartamentos, residências ou quintais, pois pode ser plantada em vasos e se enche de pequenos frutos vermelhos.
Cultivo da fruta-do-milagre
A fruta-do-milagre é uma planta excelente para cultivo em vasos. Ela se desenvolve melhor em solos levemente ácidos, porém, a grosso modo, ela se desenvolve em qualquer solo.
Em locais bastante secos, como o Distrito Federal, recomenda-se plantar a fruta-do-milagre à meia sombra e que se tome bastante cuidado para manter o solo sempre úmido . Ela não gosta de brejos e solos muito encharcados, mas sofre em solos secos.
Benefícios
A fruta do milagre é uma planta que se parece com o pé do café, tanto na aparência do pé quanto nos seus frutos, que bem maduros lembram grãos de café. É uma frutífera originária da África ocidental, e no Brasil é conhecida principalmente por colecionadores e entusiastas.
Poucas pessoas no Brasil tiveram a oportunidade de experimentar a fruta do milagre. Normalmente ela não é produzida para consumo, mas sim por ser uma fruta curiosa, pois ela inibe as papilas gustativas de sentirem o sabor azedo, por exemplo, oriundo de algum ácido que exista em uma fruta.
A fruta do milagre, também chamada de “fruta milagrosa” ou “milagreira”, é uma planta de fácil cultivo. Recomenda-se não deixa-la diretamente no sol, mas o calor não faz mal para ela, que é uma planta de regiões quentes. É uma planta de meia-sombra, que pode ser cultivada em vasos pequenos e que produz bastante.
É uma planta de crescimento lento, que dificilmente passa de 1m de altura, ideal para cultivo em vasos e pomares domésticos de apartamento.
A fruta do milagre é uma fruta azeda, mas, roendo as sementes dela, ela começa a fazer efeito quase instantaneamente e fica doce. É interessante tentar dissolver bem a polpa dela na boca para perceber o seu efeito.
Frutas ácidas: limão galego, limão tahiti e bilimbi
Recomenda-se consumir o limão galego (ou “galeguinho”) quando a fruta caiu do pé, que é quando ela está bem madura e com a casca bem fina, o ponto ideal para fazer caipirinhas ou sucos e para temperar saladas.
O limão tahiti na verdade não é um limão, é uma lima ácida. É recomendado consumi-lo sem a casca.
O bilimbi é uma fruta extremamente ácida, inclusive usada para substituir o limão em temperos de carnes e saladas.