Fatores de ocorrência de falhas na barba
O principal fator para a ocorrência de falhas na barba é genético, e depende da etnia: alguns têm uma maior quantidade de pelos, e outros têm uma barba mais rarefeita.
Hoje, o principal tratamento para as falhas na barba é o transplante capilar. Quando a pessoa tem uma quantidade maior de barba na região submentoniana (abaixo do queixo) e menor nas regiões laterais da bochecha, no bigode ou no queixo, transplanta-se o pelo da própria barba.
Muitas vezes, a principal queixa é a ausência de pelos em áreas bem delimitadas, muitas vezes arredondadas, que pode ser devido à alopecia areata, que ocorre mais comumente no couro cabeludo, mas também pode acometer a barba. Só dermatologistas estão aptos para fazer esse diagnóstico e, nesse caso, o tratamento é outro, não são feitos transplantes de cabelo em rodelas.
Existem alguns tipos de micose que eventualmente podem deixar a barba falhada, e para isso a principal dica é consultar um dermatologista especialista em cabelo para ter um diagnóstico correto e a orientação para o tratamento ideal.
Atualmente o transplante de barba é o segundo mais realizado, só perdendo para o capilar. Muitos homens têm falhas na barba ou ausência total dela, nesse caso, a cirurgia pode demorar mais de onze horas.