Quais os melhores exercícios para perder gordura?
Exercícios aeróbicos de longa duração, como esteira e bicicleta ergométrica, não são a melhor opção se o objetivo é perder gordura.
O primeiro registro histórico da associação entre exercício aeróbico de longa duração e perda de gordura é de 1863. Um agente funerário chamado William Bendt estava incomodado com o excesso de peso e procurou um amigo médico para saber o que fazer. Esse médico recomendou que William fizesse exercícios diários para que pudesse ter um gasto calórico, e assim emagrecer.
William passou a remar durante 2 horas, todas as manhãs, todos os dias. Como resultado, a musculatura dele ficou mais forte e ele ficou com mais disposição, mas, curiosamente, ele teve um aumento no apetite. Depois de 1 ano, William estava mais gordo.
William perguntou ao médico o que fazer, e ele lhe disse para parar de fazer exercícios. William, então, optou por uma mudança na dieta – o primeiro registro na história de uma dieta low-carb. Depois de 1 ano, sem fazer exercícios, William perdeu 20,9kg.
Hoje, sabe-se a lógica bioquímica por trás dessa experiência de Willliam. Os exercícios aeróbicos de longa duração liberam cortisol e aumentam o apetite, e não são a melhor opção para queima de gordura.
Hoje, sabe-se que os exercícios intervalados curtos (de 8 a 20 minutos) são a melhor opção para a queima de gordura, pois têm um efeito muito mais eficiente do que 1h a 1h30 e esteira ou bicicleta.
Isso ocorre porque o exercício intervalado queima calorias até 48 horas depois do exercício, e o exercício aeróbico de longa duração só queima calorias durante o exercício.