VDRL: o que é?
A sigla VDRL vem do inglês Venereal Disease Research Laboratory, ou seja, Laboratório de Pesquisas de Doenças Venéreas. Trata-se de um teste não treponêmico para o diagnóstico da sífilis, uma doença sexualmente transmissível.
Como é feito o VDRL
A realização desse exame é simples. A coleta de sangue é realizada em um tubo de tampa vermelha conhecido como C, após coleta o sangue é centrifugado e a análise é feita a partir do soro, é nessa parte líquida que os anticorpos estão presentes.

Para que serve o exame VDRL
Esse teste detecta a presença de anticorpos não específicos que serão dirigidos contra um complexo – nomeado micela – formado por três componentes, a cardiolipina, o colesterol e a lectina.
VDRL positivo, VDRL negativo
Quando a amostra do paciente for positiva, os anticorpos não treponêmicos se ligarão às cardiolipinas da micela, e com o auxílio de um microscópio é possível observar a chamada reação de floculação, ou seja, a presença de vários grumos, que nada mais é do que a ligação dos antígenos com os anticorpos. Mas quando negativo não há formação desse flocus.
É um teste simples, em que também é possível avaliar a titulação dos anticorpos por meio de diluição, assim quanto maior a titulação, maior a quantidade desse anticorpo no soro do paciente infectado.