Você vai ver nesse artigo:
Determinar a data da estação de monta, que é o período ou época do ano em que acontecerão os acasalamentos, bem como estipular seu período de duração e a escolher os animais envolvidos, são assuntos que geram grande impacto no desempenho reprodutivo do rebanho.
A estação de monta é uma das primeiras medidas de manejo que devem ser implementadas numa fazenda que esteja interessada em melhorar a eficiência reprodutiva do plantel. Nela se busca conseguir o máximo de gestação num curto período de tempo. Dessa forma se consegue organizar estrategicamente os principais manejos dentro de uma fazenda: a estação de nascimento; a época correta de vacinação e vermifugação de cada categoria; identificar as fêmeas que têm problema reprodutivo; e vender lotes mais homogêneos num período propício.
Como planejar uma estação de monta e quais os benefícios de estabelecê-la
A adoção de uma estação de monta possibilita um melhor controle sobre o rebanho de cria, adequando o período de maior exigência nutricional com o fim da estação seca e o início das águas. Como resultado dessa prática, as fêmeas terão tempo e condições suficientes para se recuperarem fisiologicamente até a próxima monta.
Outro ponto interessante é a concentração dos nascimentos na época mais adequada do ano, o que resulta em lotes uniformes de bezerros e permite a adoção de diferentes práticas de manejo. Tudo de olho na redução da mortalidade e no aumento do peso dos bezerros à desmama.
O sistema tradicional de monta, ainda amplamente praticado no Brasil, em que o touro passa o ano inteiro com a vaca, traz uma série de desvantagens, como a não-padronização do lote de animais, o nascimento de bezerros em épocas erradas do ano, entre outras. Para a estação de monta em si é necessário atentar para a disponibilidade de forragens para quando as vacas iniciarem sua época de parição. Após esse período, esses animais perderão peso, e é necessário que possuam um ambiente propício para sua recuperação fisiológica a fim de estarem aptos para uma nova estação de monta e emprenharem novamente.
Dessa forma, os esquemas de vacinação, vermifugação, castração e desmama de bezerros sempre irão ocorrer nas épocas corretas. Essa concentração de parições, além de disciplinar as referidas atividades rotineiras de manejo reprodutivo, também facilita a adoção de outras práticas como a desmama precoce, a suplementação dos bezerros, a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes. E atenção à um detalhe importante: lotes uniformes de bezerros proporcionam facilidade na comercialização dos animais ou para a recria na própria fazenda.
Deve-se concentrar a estação de monta das novilhas num período um pouco mais longo, já que o intervalo entre o parto e a nova concepção desses animais é maior. Deve-se antecipar em média trinta dias para as novilhas entrarem na estação de monta, para que quando elas virarem primíparas (as que pariram pela primeira vez), perdendo assim muito peso pós-parto, por ser a primeira gestação, por ainda estarem em fase de crescimento e pela amamentação dos bezerros, elas possuam as mesmas chances de emprenhar que as multíparas (as que pariram mais de uma vez). Então se deve dividir as fêmeas em novilhas, primíparas e multíparas, para assim organizar a divisão dos lotes, e a proporção de um touro para cada vinte e cinco ou trinta vacas, dependendo da raça e do manejo. Dessa forma, com todos esses detalhes observados, todas as vacas terão chances iguais de emprenhar e não haverá nenhum risco de descartar animal sem observar única e exclusivamente características genéticas ou de aptidão para a estação de monta.
Outra vantagem dessa estação de monta curta e definida diz respeito ao reprodutor. Um longo período de descanso garante a recuperação do touro proporcionando menos desgaste e melhores condições para a recuperação da função reprodutiva. Dessa forma, animais subférteis ou inférteis podem ser descartados por meio de um exame andrológico completo.
Apesar de ser uma prática de fácil adoção e sem custo para o produtor, a implantação de uma estação de monta deve ser lenta e gradativa. A mudança brusca do sistema primitivo, em que os touros permanecem com as vacas durante todo o ano, para uma estação de curta duração, de dois a três meses, não é recomendável, pois poderá reduzir drasticamente os índices de fertilidade no ano seguinte. Para maiores detalhes, procure um médico veterinário em sua região.
Cuidados
Tratando-se de índices reprodutivos, a categoria mais crítica é a de vacas de primeira cria. Nela, todos os nutrientes que a novilha absorve serão direcionados para a produção de leite, depois para o seu próprio crescimento, e por último para a reprodução. Então essa categoria geralmente tem índices reprodutivos piores.
O recomendado é começar a estação de monta de novilhas trinta dias antes da estação de monta das vacas, pois essas novilhas é que vão se tornar as vacas de primeira cria na próxima estação. Por causa dos cuidados específicos que elas merecem, é vantajoso antecipar a estação para que dê tempo delas se recuperarem para a próxima estação a fim de melhorar os índices de reprodução.
É interessante lançar mão de uma boa nutrição para essa categoria de vacas de primeira cria, de forma que o melhor pasto seja para ela direcionado. Nessa categoria cai muito bem a utilização de produtos que proporcionem a melhoria da conversão alimentar e consequentemente do desempenho dos animais para a próxima monta. Importante frisar da questão sanitária, principalmente no que diz respeito à vacinação para prevenção contra os problemas reprodutivos.
A aplicação de vitamina ADE antes da estação de monta traz benefícios tanto pros touros quanto pras vacas. Nos machos melhora a capacidade reprodutiva. Nas fêmeas, a falta das vitaminas A e E aumenta o risco de aborto entre o 3º e 7º meses de gestação; as fêmeas com deficiência parcial de vitamina A apresentam cios mais silenciosos, enquanto que fêmeas com deficiência parcial de vitamina E irão apresentar mais problemas de anestro e relacionados à reprodução. Isso porque as pastagens brasileiras não possuem tanta qualidade e por causa da impossibilidade de se misturar essas vitaminas nos suplementos minerais.
Tipos de monta
Após estabelecer o período da estação de monta, o pecuarista deve então encontrar a melhor maneira de proceder ao acasalamento dos animais, que pode ser dar de maneira natural ou com o uso de alguma tecnologia reprodutiva.
Para chegar a uma solução, o pecuarista deverá observar a infra-estrutura que ele possui, o número de vacas, o número de touros disponíveis, como está a capacitação de sua mão-de-obra, entre outros. O que acontece bastante na prática é que as fazendas mais tecnificadas procedem mesclando a monta natural com a inseminação artificial em tempo fixo, porque isso permite a utilização da inseminação artificial com boas taxas de concepção, e também consegue-se um maior numero de gestação no inicio da estação, o que é muito positivo quando se pensa em termos de índices reprodutivos.