Características da ervilha azul
A ervilha azul, também chamada popularmente de “ervilha-borboleta” ou “rainha azul”, é uma planta conhecida por produtores rurais, pois é muito usada como forrageira (como adubação verde). É uma planta trepadeira de produção precoce, cujas mudas já florem e têm sementes com vagem.
Essa planta tem muitos princípios medicinais e fitoterápicos, embora sejam bem pouco estudados e conhecidos no Brasil. Nas literaturas de língua estrangeira (em inglês), existem muitos estudos voltados a essa planta.
As pessoas estão pouco acostumadas a consumir comidas azuis. Alguns queijos possuem um mofo de tom meio azulado, porém não o tom de azul conseguido com essa planta.
No exterior, é feito um chá azul a partir dessa planta, que é incorporado em alguns drinks. Dependendo da concentração de flores usada, ele adquire um tom azul ciano que dificilmente é conseguido com algum corante convencional.
A planta é completamente comestível. Tanto as flores, quanto os ramos, as folhas e as vagens mais novas podem ser comidas. Porém, quando as vagens estão muito maduras, elas ficam secas e lenhosas.
As flores dela podem ser adicionadas aos pratos, como o arroz ou o macarrão, para colori-los. Dependendo da quantidade adicionada, eles vão pegar mais ou menos a cor.
Na preparação do chá, adicionando algumas flores à água quente ela rapidamente adquire a coloração azul. Ela se mantém azul em meio alcalino. Se o meio for transformado em ácido, ela já modifica totalmente a coloração. Por exemplo, adicionando algumas gotas de limão ao chá azul, ele instantaneamente adquire uma cor rubi.