Você vai ver nesse artigo:
Erros cometidos na construção de massa muscular
Ganhar massa não é um processo muito fácil, e cometer alguns erros pode, em determinado momento, atrasar toda a evolução do processo de construção muscular.
1) Preocupação com emagrecimento
O primeiro erro é a pessoa se preocupar muito em perder gordura enquanto está em dieta e treino para hipertrofia.
Para ter sucesso no processo de aumento de massa magra, a pessoa precisará ignorar a gordura por algum tempo. Alguns nutricionistas indicam ficar de 6 a 8 meses, no mínimo, focado somente em dieta, suplementação e treino para construção de massa magra.
Depois, a pessoa faz um breve período para “secar” e retirar a gordura tentando manter o máximo de massa muscular que conquistou. É possível fazer isso sempre, como os fisiculturistas fazem. Eles tiram um ano para, em alguns meses, focar somente em aumento de massa muscular, e em alguns meses somente em queima de gordura – é o que eles chamam de “off-season” (fora de tempo de competição) e “pre-contest” (perto de competição).
Não é possível crescer e ao mesmo tempo definir abdome, definir ombro e ficar “mais seca”. Algumas pessoas até conseguem no começo, quando usam uma dieta nova ou um treino novo, mas depois de algum tempo “estacionam”.
A pessoa deve focar em somente um objetivo, pois são necessárias estratégias diferentes – para “crescer”, é necessário um tipo de dieta, uma linha de suplementação, treinos específicos, menos aeróbicos, mais água, mais sono, etc., e para “secar” é necessária uma alimentação diferente, suplementos diferentes, treinos diferentes, mais aeróbicos e ainda mais água.
É necessário procurar orientação para focar em um ou outro e obter resultados melhores. É normal ganhar gordura, pois é assim que a pessoa vai deixar energia sobrando para o músculo poder se desenvolver.
2) Fazer cardio todos os dias
Quanto mais cardio a pessoa faz, mais calorias ela queima e menos calorias ela deixa disponível para o músculo crescer e se desenvolver.
O músculo precisa de bastante energia, vitaminas, minerais e calorias para se desenvolver. Se a pessoa priva o músculo de nutrientes, ele irá demorar mais para se desenvolver.
Se a pessoa gasta as calorias no cardio e no aeróbico, faltarão calorias para o músculo.
Em época de aumentar massa muscular, a pessoa deve fazer menos cardio ou nenhum cardio, dependendo da situação dela. Para pessoas que já têm dificuldade de aumentar massa muscular, fazer cardio todos os dias é prejudicial – elas devem fazer no máximo duas ou três vezes por semana, caso queiram ou precisem trabalhar o cardiovascular, que também é importante, mas sem exageros. Não se deve fazer aeróbicos em jejum, fazer mais de um cardio ao dia ou mais do que quatro vezes por semana.
3) Fazer jejum
O jejum intermitente está na moda e é praticado por muita gente. É uma estratégia boa, porém alguns nutricionistas não indicam o jejum intermitente durante o processo de ganho de massa muscular, principalmente se a pessoa tem dificuldade.
Pessoas naturalmente magras, por exemplo, têm dificuldade para ganhar músculos. Se ficarem fazendo jejum, irão “secar” e não vão conseguir fornecer nutrientes o suficiente, como proteína e calorias, para os músculos.
O jejum é uma estratégia boa para períodos em que a pessoa quer “secar” e definir a musculatura. Durante a hipertrofia, a pessoa precisa comer mais.