Você vai ver nesse artigo:
Embaúba: características
A embaúba (Cecropia pachystachya) é uma planta comum em todo o Brasil. É uma árvore que pode chegar a até 10, 15m de altura, com folhas bem grandes, que mudam um pouco de acordo com a espécie, mas têm sempre o mesmo formato (com um centro de onde saem suas projeções).
Existem outras espécies de embaúba em outras regiões do Brasil. Dependendo da região, embaúba também é conhecida como “árvore de preguiça” ou “pau de lixa”. Não só a preguiça, mas os morcegos e muitas aves também se alimentam dos frutos dela – pequenas espigas adocicadas que ficam penduradas, como pequenos dedos.
A embaúba cresce principalmente em terrenos pobres e áreas que foram degradadas, e é fácil de ser encontrada em descampadas, beiras de rio e clareiras no meio da mata.
Da embaúba, são utilizadas as folhas. Em árvores baixas, elas podem ser retiradas direto da árvore. Também é possível esperar que elas caiam quando chegarem à maturidade, a forma mais fácil de recolher as folhas da embaúba.
Benefícios da embaúba
Controle da pressão arterial
A embaúba pode ser utilizada principalmente para estimular a circulação sanguínea e controlar a pressão arterial.
Quem tem hipertensão sempre toma algum medicamento diurético receitado pelo médico para eliminar os sais e ajudar a controlar a pressão arterial. A embaúba faz esse trabalho: ela aumenta o fluxo de urina e, com isso, a pessoa elimina maior quantidade de sais, equilibrando a sua pressão arterial.
Ação anti-inflamatória
Existem pesquisas que demonstram que uma capacidade anti-inflamatória da embaúba.
O chá, extrato ou tintura da embaúba podem ser utilizados como anti-inflamatório local para inflamações de pele (como eczemas), de garganta ou de gengiva.