Você vai ver nesse artigo:
O que é a menopausa?
A menopausa – do grego “mens” que significa mês – normalmente ocorre entre os 40 e 55 anos, e é inevitável, por definição ela é a parada definitiva das menstruações. A mulher está na menopausa quando está há pelo menos 1 ano sem menstruar.
A menopausa é considerada precoce quando acontece antes dos 40 anos, e tardia quando após os 52. Atualmente as mulheres estão menstruando por mais tempo, o que não é considerado anormal, inclusive há mulheres que menstruam até os 59 anos de idade.
Sintomas da menopausa
Há relatos de uma mulher que começou a sentir os sintomas da menopausa aos 43 anos, como dores nas pernas e um calor repentino, sucedido por calafrios.
Os sintomas mais frequentes da menopausa são a irregularidade menstrual e os calores incomuns – os famosos fogachos, muito diferentes dos calores da temperatura ambiente e podem inclusive acontecer em ambientes refrigerados e com ar-condicionado.
Existem alguns sintomas comportamentais, como a irritabilidade, insônia e choro fácil, que muitas vezes se associam a menopausa.
Tratamento da menopausa
A menopausa acontece porque a mulher deixa de produzir o hormônio sexual feminino, chamado estrógeno. Com a queda dele, surgem sintomas, desaparecem as ovulações e as menstruações ficam irregulares.
Mulheres que estiverem sentindo os sintomas da menopausa devem procurar um médico e, em seguida, adotar uma alimentação balanceada e saudável, tomar muita água e caminhar muito (ou fazer outros tipos de exercícios). Controlando o peso e a pressão a arterial, fica tudo mais fácil.
O tratamento clássico da menopausa é a reposição hormonal com estrógeno e progesterona – hormônios naturais da mulher –, porém, nem toda mulher pode fazê-la.
Vida pós-menopausa
A menopausa, se não tratada, pode diminuir a qualidade de vida. Trata-se de um estágio natural da vida, não uma doença ou uma disfunção. Basta seguir as orientações do médico que a mulher terá uma vida normal.
As mulheres vivem cerca de 1/3 da vida na pós-menopausa, sem menstruar. Hoje, observa-se que a mulher se mantém ativa por mais tempo, e mesmo aos 50 anos de idade, por exemplo, tem vida laboral, social e sexual.