Você vai ver nesse artigo:
Reações da vacina da gripe
A vacina da gripe é internacionalmente reconhecida por conta dos benefícios que acarreta, principalmente para os grupos prioritários, porém, ainda que ela seja aplicada há vários anos, muitos mitos há circundam, e diferentemente do que muitos pensam ela não tem capacidade de desencadear doenças, inclusive gripe, mas pode ocasionar reações leves.
Ela é injetável e por isso pode causar dor no local de aplicação, e não mais que 10% dos vacinados apresentam febre – que não costuma ser alta – nos primeiros 2 dias após tomá-la, e acompanhado à isso podem ter mialgia, dor no corpo e de cabeça. Mas essas tribulações podem ser rapidamente resolvidas com antitérmicos e analgésicos.
Atualmente cerca de 48% das crianças tomam a vacina da gripe, 40% dos idosos, e 37% das grávidas.
Por que é importante a grávida ser vacinada?
Em 2009, com o surto global de H1N1, chamou atenção o número de grávidas acometidas pelo vírus e que infelizmente vieram a falecer. A gripe na grávida, principalmente no segundo e terceiro trimestres, pode evoluir com complicações. Assim, a vacina da gripe é muito importante para as gestantes.
Vacina da gripe faz mal para o bebê que ainda está na barriga da mãe?
Não, a exemplo da vacina contra a hepatite b e a do tétano – aplicada durante a gestação –, a da gripe é um produto inativado, morto, então não tem capacidade de desencadear doenças no bebê. Costuma-se dizer que a vacina vale para dois, já que a mãe sendo vacinada produz anticorpos que passarão por meio da placenta para o bebê, e como a vacina é aplicada a partir dos seis meses, o bebê estará protegido pelos próximos seis meses, mesmo após o nascimento.
Não pode-se afirmar que a imunidade de uma grávida é baixa, porém, há comprometimento da resposta imunológica dela, e principalmente no final da gestação há um aumento da volemia, a grávida fica um pouco mais inchada, então, se for acometida pelo vírus da gripe, e contrair pneumonia, as complicações poderão ser maiores.
Pessoas imunodeprimidas devem tomar a vacina?
Não só podem como devem, basta que tenham encaminhamento e poderão procurar o posto de vacina mais próximo de onde moram.