Você vai ver nesse artigo:
Objetivo do efeito cinderela
O efeito Cinderela é um recurso usado em tratamentos faciais e corporais, como no clássico da Disney, a bela princesa voltava a ser uma gata borralheira, ou seja, a transformação sofrida pela personagem tinha um prazo de validade, bem como algumas propostas de tratamento que estão no mercado, mas isso não significa que esses são procedimentos criados para enganar pacientes. São processos voltados a pacientes imediatistas, que não visa proporcionar um resultado duradouro com alteração no tecido, por isso os profissionais estéticos conseguem entregar um resultado ainda não fisiológico, mas que logo na primeira sessão gera um efeito visual em um clareamento, combate à ruga, ou em uma modelagem corporal.
O efeito cinderela concede satisfação inicial para o cliente enquanto outros princípios ativos e eletroterapias agem no corpo gerando um resultado superior. Uma vez que melhora gradativamente a condição do tecido, o efeito cinderela disfarça a profundidade de uma ruga, a flacidez de um tecido ou a intensidade de uma mancha, por exemplo.
Hidratação da pele e ação do ácido hialurônico
Um dos elementos mais importantes para garantir um resultado satisfatório do efeito cinderela é a água, seja ela usada em um tratamento facial ou corporal. A reposição das cargas hídricas garante que haja um preenchimento das rugas mais profundas e uma tonicidade diferenciada no tecido.
A luz azul, por exemplo, intumesce o tecido porque gera radicais livres que, quando neutralizados, liberam água. Assim, a hidratação intensa sobre uma ruga profunda faz com que ela se torne mais superficializada. Embora a reversão posterior seja inevitável, a carga inicial de água melhora a condição da pele.
A água é importante tanto em eletroterapias como na presença de alguns ativos cosméticos. O ácido hialurônico, um dos compostos mais utilizados atualmente, interage bem com a água. Dessa forma, uma ruga muito profunda se torna mais suave.
Existem duas classes de ácido hialurônico no mercado: de alto peso molecular e de baixo peso molecular. O objetivo do segundo consiste em penetrar o tecido e hidratá-lo em áreas mais profundas. Já o de alto peso molecular é responsável por interagir com a água e promover o preenchimento das rugosidades.
Disfarces ópticos
Os chamados disfarces ópticos também podem ser utilizados para ocasionar a ação de cobertura. O dry-flo e o nylon, por exemplo, são princípios ativos enriquecidos em formulações cosméticas que promovem o efeito softfocus. Ao incidir sobre os vincos característicos de uma ruga, a luz chega à profundidade e é refletida. A aplicação de princípios ativos que gera o efeito softfocus apenas preenche as rugas, sem tratá-las. No entanto, a partir daí a luz incide e se desvia, seguindo um nível de angulação próprio de uma ruga mais superficial.
Existem formulações cosméticas enriquecidas com o intuito de gerar o efeito cinderela. Bases de maquiagem, BB creams e produtos potencializados também ajudam a criar uma boa cobertura na pele, enquanto o tratamento profundo é feito à longo prazo.
Resultados corporais
Se no rosto a água é usada para camuflar, no corpo ela cumpre a função de secar. O excesso de água amplia o volume corpóreo. Se a água for eliminada do organismo, a reidratação se dará secando e criando uma sensação mais enxuta no corpo. Nesse sentido, as mantas térmicas se destacam. A realização de um tratamento detox contínuo possibilita o aumento do metabolismo basal. Todavia, o efeito cinderela deve ser usado a favor de um resultado imediato.
O efeito cinderela que proporciona emagrecimento temporário concede tempo para tratar a gordura localizada por meio do uso do ultrassom focalizado, enquanto a radiofrequência é usada para tratar a flacidez.
Técnicas de bronzeamento
As técnicas de bronzeamento também ajudam a disfarçar irregularidades corporais. Entretanto, as câmeras de bronzeamento artificial emitem radiação UVA, que enruga a pele. Esta consequência levaria ao excesso de ácido hialurônico, logo, deve-se evitar a produção excessiva de radicais livres em áreas profundas. O bronzeamento à jato, por exemplo, é uma ótima alternativa, pois é capaz de proporcionar a cor desejada na superfície da pele sem interferir na profundidade.
Outra opção são os tratamentos de proposta PUMP, presentes na terapia chamada de bumbum na nuca. Seja por meio do uso das mãos ou de equipamentos de vacuoterapia, é possível promover uma modelagem do tecido visando levantar os glúteos ou afinar a cintura e melhorar a silhueta. O foco não deve se voltar ao excesso de pressão, e sim à execução correta do procedimento. Afinal, se houver uma estria corre-se o risco de provocar um estiramento e flacidez no tecido.