Você vai ver nesse artigo:
Reverter a calvície em um mês
Existe uma onda na internet de tratamentos que prometem reverter a calvície em um mês. São infoprodutos em que a pessoa recebe um e-book para ler em casa.
Há relatos de pessoas que gastaram centenas de reais em um programa de reconstrução capilar e receberam um e-book dizendo quais seriam os passos para, teoricamente, reduzir a DHT (di-hidrotestosterona) e acabar com a calvície em 1 mês.
Analisando o documento, médicos viram que trata-se de uma completa enganação. É impossível acabar com a calvície em um único mês.
Esse programa é focado na alimentação, mas não existe nenhuma evidência científica que a ela sozinha bloqueie a DHT, amenizando a calvície, muito menos em 1 mês. De forma controversa, constava, nessa dieta milagrosa, alimentos que podem piorar a oleosidade da pele, o que pode agravar a calvície.
Esse programa também falava sobre suplementos, como os à base de saw palmetto, vendido em farmácias nos Estados Unidos. Existem evidências de que o saw palmetto ajuda a controlar a calvície, porém, como é um suplemento, é interessante fazer uma avaliação médica para verificar porque a queda de cabelo está acontecendo.
Tratamento da calvície
A calvície não tem cura, mas é possível atrasar a evolução dela. Hoje existe uma série de tratamentos.
O diagnóstico é o mais importante. Muitos afirmam que não tiveram sucesso no tratamento, porém, fizeram um tratamento errado pois estavam com o diagnóstico errado.
A pessoa deve procurar um especialista que tenha experiência com cabelo. Hoje existem muitos profissionais no mercado que podem dar suporte, como tricologistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos especializados em transplante de cabelo.
Transplante capilar
O transplante capilar pode recuperar parcialmente os fios. Dependendo do momento em que a pessoa realiza-o, não conseguirá mais ficar cabeluda novamente, mas poderá ficar menos calva, cobrindo, por exemplo, as entradas do couro cabeludo.
Existem diversas técnicas de transplante capilar, com corte e sem.
Cada unidade folicular tem 1, 2, 3 ou até 4 fios. Isso ajuda no planejamento da cirurgia de implante capilar, em que o cirurgião tenta extrair as unidades com mais fios para conseguir um volume maior. As mulheres também podem fazer essa cirurgia.