Dutasterida: o que é?
Dutasterida é um fármaco da classe dos antiandrogênicos que diminui a concentração de DHT (di-hidrotestosterona) – um dos hormônios derivados da testosterona, que causa, por exemplo, queda de cabelo e a hiperplasia prostática (aumento da próstata, benigno ou maligno) – no organismo humano.
A dutasterida foi desenvolvida a partir da linha de pesquisa da finasterida, que também é utilizada para tratar a calvície e a hiperplasia prostática.
Vantagens da dutasterida em relação à finasterida
Menos efeitos colaterais e longa meia-vida
A dutasterida apresenta menos efeitos colaterais sobre a sexualidade masculina do que a finasterida e possui uma meia-vida extremamente longa (cerca de cinco semanas). Com isso, o médico pode prescrever intervalos grandes de administração da droga, a cada 15 dias ou um mês, mas o normal é o uso diário ou a cada dois dias. Isso dependerá do estágio da calvície.
Inibição de mais tipos de enzimas 5-alfa-redutase
A dutasterida inibe as enzimas 5-alfa-redutase do tipo 1 e 2, e a finasterida apenas as do tipo 2.
Desvantagens da dutasterida em relação à finasterida
Efeitos colaterais em outros sistemas
Pelo fato da dutasterida inibir mais tipos de enzimas do que a finasterida, ela aumenta os efeitos colaterais em outros sistemas, embora eles sejam mais brandos do que os causados pela finasterida, que inibe mais fortemente a 5-alfa-redutase tipo 2. Então, o efeito agudo sobre aquele sistema de enzimas acaba sendo mais pronunciado.
Maior risco de câncer de próstata
Se o usuário tiver histórico de câncer de próstata na família, a chance de desenvolvê-lo será maior com o uso da dutasterida.
Preço elevado
O genérico da dutasterida custa por volta de R$110,00.
Risco da síndrome pós-dutasterida
Assim como a síndrome pós-finasterida, há chance dos sintomas adversos perdurarem de forma crônica após o tratamento com a dutasterida. Porém, a incidência desse quadro é rara, inclusive mais do que no caso da finasterida, em que o problema é relatado com maior frequência.
Efeitos colaterais da dutasterida
Os efeitos colaterais são: redução da libido e prejuízos aos espermatozoides. Logo, tanto a finasterida como a dutasterida não são indicadas para quem pretende ter filhos num futuro próximo.
Contraindicações da dutasterida
A dutasterida não pode, em hipótese alguma, ser utilizada por mulheres. Menores de 18 anos também não podem utilizá-la, caso contrário, pode haver problemas no desenvolvimento dos caracteres secundários masculinos.
Diferença entre a finasterida e a dutasterida
Há mais chances do indivíduo desenvolver depressão, ansiedade, síndrome do pânico e surtos psicóticos com a finasterida do que com a dutasterida. Acredita-se que isso se deva ao fato da dutasterida inibir as enzimas 5-alfa-redutase de forma mais branda.