Características do durião
O durião é uma planta originária da Ásia, que surgiu inicialmente na Malásia, e que foi introduzida no Brasil há um bom tempo pelos asiáticos. No Brasil, as únicas plantas adultas e que já produzem frutos estão no Nordeste (na Bahia e no Pará).
A fruta tem um cheiro um tanto desagradável, diferente do que as pessoas estão acostumadas, que lembra o enxofre. Muitas vezes, pelo cheiro é possível ter uma ideia do sabor que determinado alimento tem. Porém, a polpa do durião tem um sabor muito característico, radicalmente diferente do cheiro.
Dizem que o durião tem propriedades que causam efeitos semelhantes aos do chocolate. Algumas pessoas relatam que ela causa alguma alteração dos sentidos.
Os frutos do durião são levemente semelhantes aos da jaca, que também é uma fruta de origem asiática (da mesma região do durião). Os frutos têm saliências que lembram as da jaca, porém bem maiores e realmente pontiagudas – são espinhos secos e bem duros que podem machucar as mãos. Quando maduros, os frutos ficam escuros e começam a rachar na parte inferior – o indicativo de que estão no ponto de consumo.
É fácil identificar uma muda de durião, pois a parte de baixo das folhas tem pelos de tom prateado.
A árvore do durião fica bem grande.