Dreno na cirurgia plástica
O dreno, utilizado na cirurgia plástica, é principalmente usado na abdominoplastia, em cirurgias de mamas e, algumas vezes, em cirurgias faciais ou em outras cirurgias plásticas.
O dreno de portovac é o mais comum de ser utilizado. Existem diversas marcas, mas são todos muito parecidas e o jeito se usar é bastante similar.
Cuidados básicos de manutenção do dreno
Os cuidados básicos são de manutenção, que a pessoa vai ter que tomar para que o dreno não dê nenhum problema.
Deve-se verificar se o dreno está com vácuo. Ele deve estar sempre fechado e bem apertado, pois o vácuo é o grande segredo do dreno. Com o vácuo, ele vai puxar o líquido do local da cirurgia para dentro do dreno.
O dreno tem uma “pelinha” em cima, que é macia, mole e tem ar dentro. Aconselha-se a apertar seguidamente essa pelinha para que o dreno não entupa. De hora em hora, ou a cada 2 ou 3 horas, deve-se apertar de 10 a 15 vezes essa pequena pelinha plástica para ter certeza de que o dreno não vai entupir.
Deve-se certificar de que a trava que segura o vácuo esteja aberta para que o dreno esteja realmente funcionando adequadamente.
Cuidados para esvaziar o dreno
É ideal que o dreno seja esvaziado duas vezes ao dia. Primeiro, deve-se fechar a trava plástica que aperta a mangueira de plástico, bem fechada para que o vácuo não se perca. Depois, deve-se abrir a tampa do dreno. Deve-se verificar o volume de líquido drenado. Sugere-se que a pessoa anote esse volume para que o médico saiba quanto está saindo no dreno. Após isso, a pessoa pode esvaziar o líquido no interior do dreno, em qualquer lugar que fique confortável a ela. Deve-se refazer o vácuo, apertando bem esse dreno, e fechar a tampa. A partir daí, o dreno estará refeito. Deve-se então abrir novamente a trava plástica que aperta a mangueira. Dessa maneira, o dreno voltará a funcionar normalmente.
Cuidados gerais com o dreno
Existem dois cuidados que deve-se ter com esse tipo de dreno. O primeiro é sempre deixa-lo frouxo e em lugar confortável para a pessoa, de maneira que ele não tracione e não seja puxado de forma inadvertida, sendo arrancado e trazendo prejuízo para a cirurgia. O segundo cuidado é que esse dreno foi feito somente para o líquido sair, portanto nunca se deve colocar nenhum tipo de substância ou líquido, como água ou soro, para dentro do dreno, a fim de evitar a contaminação da cirurgia.