Características da dovyalis
A dovyalis é uma árvore frutífera não muito conhecida. É uma planta nativa da Índia, que já vem sido bastante cultivada em pomares domésticos por colecionadores Brasil afora.
Existem três variedades da dovyales: a doce, a azeda e a amarela (que também é azeda e é a mais rara). A dovyales doce é bem doce e muito apreciada por crianças e pássaros. Assim como o murici, a acerola e outras frutas pequenas, ela serve como isca para pesca.
Além de consumida in natura, ela dá um suco muito saboroso, e pode ser utilizada para preparação de doces, sorvetes, geleias e compotas.
As mudas produzem bem cedo e, pela técnica de alporquia, são muito recomendadas para cultivo em vasos, por exemplo em “mini pomares” de pessoas que moram apartamentos.
Clima adequado para dovyalis
A dovyalis é uma planta bem rústica e que se adapta a praticamente todo o território nacional, desde que não falte água para ela. Ela é um pouco resistente a seca e suporta geadas, derrubando suas folhas mas rebrotando rapidamente.
No outono e no inverno, as mudas ficam um pouco estagnadas, mas devem produzir algumas flores ou frutos. O estresse, o modo como a plantada é plantada e o local onde ela é plantada podem não favorecer o seu desenvolvimento.
A dovyalis tolera um pouco de sombra, mas precisa de pelo menos 5 horas de sol pleno todos os dias. Ela gosta de terra boa, rica em matéria orgânica. O esterco de curral bem curtido é uma ótima opção para nutrir a planta.
Seguindo esses passos, no início da primavera a planta deve rebrotar, vegetar bem e produzir uma boa safra na próxima estação de produção.
Sexo e produção da dovyalis
Toda muda de dovyalis clonada por alporquia que seja oriunda de plantas hermafroditas irá produzir frutos. Nesses casos, não é necessário plantar mais de uma, pois ela não é propagada de sementes.
Em plantas de dovyalis que têm sexos separados, só é possível saber se a planta é macho ou fêmea quando ela produzir flores. Plantando de semente, pode nascer uma planta macho, fêmea ou hermafrodita (que é o melhor caso). Por isso, não se recomenda multiplicar a dovyalis por semente.