Estrutura dos dentes
Dentes são estruturas mineralizadas da boca, formados por coroa e raiz. A coroa, circundada por duro esmalte, é o que geralmente se vê quando o indivíduo sorri ou olha dentro da própria boca.
A raiz do dente, em condições normais, fica abaixo do nível da gengiva e não se reveste de esmalte, mas de fina e fraca camada calcificada chamada cemento.
Tanto a coroa como a raiz, mais internamente, se constituem de dentina e polpa, esta também denominada nervo.
Cuidados especiais com os dentes
Os dentes são os únicos alicerces mineralizados do corpo expostos ao meio, diferentemente dos ossos, que também o são, mas estão dentro dele, portanto não muito sujeitos ao contato direto com o ambiente. Já os dentes estão suscetíveis a esfregação, desgaste, agentes mecânicos e químicos (alimentos).
É preciso dar-se conta dos dentes, morfologias nobres muito importantes e diferentes do restante do corpo. As pessoas só se interessam por eles quando têm um problema bem objetivo, como dor ou perda, isso as incomoda, porque, sempre que vão comer, recebem aquele alarme doloroso ou, quando falam, sentem que falta um, etc.
Por serem mineralizados, não se devem submeter os dentes ao atrito extremo e é preciso cautela para não agredi-los com alimentação ácida, ou seja, com o consumo de refrigerantes, sucos cítricos, etc.
Alguns publicam, na internet, dicas para remover tártaro, mas são receitas quase para lixar o dente. Raspado, perde-se o mineral dele. É como se se lixasse uma pedra lentamente, porque o desgaste ocorre da mesma forma.
Retração gengival
Pensa-se que os dentes são apenas aquela parte visível, mas os dentistas os tratam como unidade, formada por coroa e raiz.
A retração gengival expõe a raiz. Quando a camada de cemento se dissolve, por exemplo, por alimentação ácida (suco de limão ou abacaxi, laranjadas, refrigerantes, etc.), exibe-se a parte mais interna (dentina) e principia, na raiz, a hipersensibilidade, que causa dor. O creme dental para dentes sensíveis serve exatamente para combatê-la.
O autocuidado é essencial para o indivíduo ter os dentes e a gengiva com saúde a vida inteira.
O dentista precisa verificar como está a retração e determinar se é possível recobrir a raiz, cuja gengiva desapareceu, mas que cirurgias plásticas podem repor.