Dores causadas por compressões musculares
A dor nas costas é irradiada, a de cabeça ocorre pela compressão dos músculos. A mandíbula, único osso móvel da cabeça, pode apertar uma região cujo nervo (auriculotemporal) vai até o ouvido. Esse movimento provoca muitas dores em razão da força dos músculos masseter e temporal, responsáveis pelo fechamento da boca. Internamente, há os músculos pterigoídeos lateral e medial, executores da abertura dela.
Por vezes, em virtude de estresse elevado ou distúrbio na articulação da mandíbula, as pessoas contraem os músculos e comprimem demais a área de encaixe dela, o que pode acarretar dor disseminada para os ombros, por exemplo.
Alguns músculos se inserem no osso chamado processo estiloide e vão para a frente da cabeça. A dor na nuca, que muitos sentem, provém dessas constrições.
Placa miorrelaxante
Quando se usa placa miorrelaxante, o osso da mandíbula afasta-se da cavidade glenoide. No início, utiliza-se essa placa durante o dia e a noite; depois, só nos momentos de muita tensão ou dor.
A placa miorrelaxante, que também serve para tratar bruxismo, faz descompressão.
Se colocar as duas mãos acima das sobrancelhas (nas laterais da testa) e apertar os dentes, o indivíduo sente o músculo temporal pulsar, porém, se prensar um lápis ou uma caneta entre os dentes, a pulsação desaparece. É isso que a placa miorrelaxante faz, ou seja, relaxa a musculatura.
Relação entre problemas na mandíbula e cefaleias
Há potenciais sofredores de cefaleia por má oclusão e mandíbula que, travada, não se desloca e fica constrangendo constantemente a cavidade da mandíbula.
Um aparelho fixo instalado no céu da boca faz apenas os dentes anteriores se tocarem e alivia toda a musculatura.
Estalos durante movimentação da mandíbula
Durante a abertura e o fechamento da mandíbula para falar ou mastigar, um disco chamado menisco desloca-se entre os ossos, acompanha-os e amortece o movimento, impedindo o contato direto entre os ossos.
Quando há disfunção nesse movimento, o menisco escapa na abertura e estala.
Dores causadas por compressões musculares
Muitos confundem a dor oriunda da compressão do nervo que passa pelo ouvido (e que ocorre até em crianças) com a otite.
Como tratar problemas articulares da mandíbula
É necessário, para a mandíbula se mexer melhor, corrigir a oclusão e reeducar a articulação, além de, evidentemente, aliviar a dor.
Se o indivíduo sentir muita, pode utilizar analgésico, anti-inflamatório, vitamina C com vitaminas do complexo B para refrear o edema articular e aumentar o limiar de dor.
Mas, basicamente, é necessário retificar o deslocamento do disco. Esse problema vem desde a infância e vai agravando-se até quando o estalo ocorre.
Às vezes, a pessoa vai a um otorrinolaringologista que, ao perceber a situação, encaminha-a a um ortodontista.