Queda de cabelo e calvície: qual a diferença?
Na queda capilar o cabelo cai e o folículo capilar é preservado, e quando cessa o motivo que fez o cabelo cair, ele volta a crescer, já na calvície há eliminação da raiz do cabelo, que em dado momento não voltará a crescer por conta disso.
Muito frequentemente a queda de cabelo e a calvície ocorrem juntas, mas são distintas, com tratamentos diferentes. Um paciente que teve queda capilar no passado, pode ter calvície no futuro, sem que haja nenhum tipo de relação entre um evento e o outro.
O eflúvio telógeno é uma queda capilar que se evidencia certo tempo após algum tipo de estresse físico importante, e é muito comum no pós-parto, e também após cirurgias complexas, como a bariátrica.
A principal causa de queda capilar é o estresse, também pode ser por problemas de pele, como dermatite seborreica (a famosa caspa), distúrbios sistêmicos, como anemia, déficit nutricional provocado por restrição alimentar intensa, entre outros fatores.
A alopecia androgenética se deve à questões genéticas e hormonais, e é muito mais frequente em homens, mas também pode acometer mulheres, e nesse caso manifestar o padrão de calvície feminino.
Além dessa, mais frequente, há outros tipos de calvície, como as pós-traumáticas, que ocorrem, por exemplo, em quem não tem cabelos em áreas de cicatrizes na cabeça, seja por cortes ou queimaduras.
Há também a alopecia por tração, muito mais frequente do que se imagina, que ocorre em quem usa determinados penteados, por exemplo, rabo de cavalo muito tracionado para trás, ou tranças muito apertadas. Essa tração exagerada e contínua no cabelo pode fazer com que haja uma redução da nutrição das raízes e, por conseguinte, morte delas, gerando calvície.
Há as calvícies causadas por doenças autoimunes, por exemplo, por lúpus.
A partir do momento em que se detecta queda exagerada ou rarefação do cabelo, deve-se procurar um médico especialista para que seja feito o diagnóstico correto do problema, e daí em diante seguir com a estratégia de tratamento adequada para o caso.