Você vai ver nesse artigo:
Como construir músculos com a dieta low carb
Ouve-se falar que, para construir músculo, é necessário comer bastante carboidrato. Já a dieta low carb é conhecida como uma ótima forma de conduzir a alimentação, pois traz muitos benefícios para a saúde e para a estética.
É possível construir músculos com a dieta low carb, mas é necessário prestar atenção a alguns aspectos.
Calorias e consumo de macronutrientes
Mesmo a dieta sendo low carb, ela precisa ser alta em calorias, pois para construir músculo é necessário ter uma sobra de calorias – não é possível construir músculo se há falta de energia no corpo.
O músculo, treinado na academia, precisa de muita energia para se desenvolver. Se a pessoa faz uma dieta low carb, mas também come pouco dos outros nutrientes, é difícil construir músculos. Porém, se a pessoa diminui os carboidratos da dieta, mas aumenta proteínas e gorduras, fica mais fácil.
Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) são os três principais fornecedores de energia (calorias) para o corpo. Se a pessoa reduz um deles (os carboidratos), precisa aumentar os outros dois.
Sabe-se que o músculo necessita de um pouco mais de proteína, mas não é necessário exagerar, pois o excesso de proteína pode virar carboidrato. A pessoa pode aumentar o consumo de gorduras saudáveis.
Para ganhar massa muscular com dieta low carb, o valor calórico na forma de gordura deve ser bem alto, e na forma de proteína deve ser um pouco alto. A alimentação deve conter mais gordura que proteína.
Treino adequado
O músculo só cresce a partir do momento em que é estimulado de forma correta – ou seja, as fibras musculares são quebradas de forma correta, com uma intensidade alta, mais peso, mais dropsets, mais repetições, etc., dependendo do estilo de treino da pessoa. É necessário desafiar o corpo e os músculos para que eles se desenvolvam.
Se a pessoa tem dificuldade com o treino, deve procurar a orientação de um educador físico.
Suplementação
Os suplementos ajudam muito a aumentar massa muscular. Alguns aumentam os níveis de força, como, por exemplo, o uso de pré-treinos, creatina, betalanina, etc.
Também existem suplementos que ajudam na recuperação, como proteína em pó, aminoácidos, glutamina, etc., ou os minerais, como zinco e o magnésio.
Não é necessário usar todos os suplementos. O uso vai depender do nível da pessoa – se ela é intermediária, iniciante, avançada, etc. É necessário fazer uma avaliação individual para verificar qual o melhor suplemento a ser utilizado.
Os suplementos são sempre indicados, principalmente para quem tem dificuldade em aumentar massa muscular, desde que o treino e a dieta estejam em dia.
Hidratação
A água é importante para construir músculos. Grande parte das pessoas não tomam muita água.
Quem quer aumentar massa muscular ou faz dieta low carb precisa tomar ainda mais água do que as pessoas em uma alimentação normal para aumentar massa muscular. Quando a pessoa come menos carboidratos, ela urina mais, pois começa a perder glicogênio, que é a reserva de carboidrato do músculo. O glicogênio se instala no músculo com água. Com o organismo usando mais glicogênio, a pessoa vai perdendo mais água também. Assim, a pessoa tem chance de ficar desidratada, por isso deve-se tomar cuidado.
Se a pessoa não come muito carboidrato, ela precisa substituir parte do carboidrato por água, para hidratar bem todo o corpo e os músculos, e fazer com que o funcionamento metabólico seja ainda melhor.