Segredo da fertilização in vitro bem sucedida
O fator crítico de sucesso da fertilização in vitro é a idade do óvulo, que corresponde a da mulher. Afinal, a mulher já nasce pronta para desenvolver um determinado número de óvulos ao longo de toda a vida. Isso significa que ela não forma novos óvulos no decorrer da sua existência. Portanto, a idade da mulher equivale a do óvulo.
Em termos práticos, uma mulher com 20 anos, por exemplo, terá óvulos da mesma idade e, assim, sucessivamente. Um óvulo com uma idade de 40 anos é muito mais propenso a apresentar problemas para gerar um bebê do que outro que tenha 20 anos. Isso acontece devido às células idosas presentes no óvulo mais velho, que tendem a manifestar mais falhas de funcionamento.
Gravidez em idade avançada com óvulo-doação
Após os 40 anos, o útero não é tão afetado quanto o óvulo. Apesar do útero também exibir a mesma idade da mulher, trata-se de um órgão apto a comportar a gravidez. Por essa razão, é comum a publicação de casos envolvendo gestações de mulheres com 50, 60 ou próximas dos 70 anos de idade.
A gravidez em idades avançadas é possível mediante a submissão das mulheres a ciclos de óvulos doados. Como o estado dos úteros estava normal, as gestações puderam ser concluídas.
Por outro lado, já existem alguns estudos demonstrando que as mulheres com idade superior a 50 anos podem apresentar alguns problemas no útero, o que pode realmente impactar a gestação através da óvulo-doação.