Você vai ver nesse artigo:
Primeira consulta ortodôntica
Na primeira consulta, o dentista avalia o problema superficialmente e solicita algumas documentações para entender melhor, entre outros pormenores, a situação das arcadas dentárias.
Por padrão, a pessoa deve-se submeter, no mesmo laboratório, a três exames que, normalmente, os convênios convencionais não cobrem e cujo valor fica próximo de R$90,00. Desconfie de preços muito superiores ou inferiores.
Exames ortodônticos
Fotografias
O primeiro exame consiste em fotografias do rosto (perfil e frente) por uma máquina de alta resolução e tem por objetivo avaliar a posição do maxilar e da mandíbula e o modo como a dos dentes está interferindo no formato da face.
Radiografia panorâmica
O paciente entra em uma sala sem qualquer objeto metálico (piercing, colares, acessórios, etc.), veste colete de chumbo e, enquanto morde um pequeno suporte, a máquina roda em torno da cabeça dele e executa uma radiografia de 360º das arcadas dentárias.
Molde dos dentes
O último exame compreende a confecção de moldes dos dentes superiores e inferiores, posteriormente usados para criar, em gesso, os modelos das arcadas.
Avaliação final
Com a documentação (pronta em uma semana), marca-se a segunda consulta, em que o dentista faz a apreciação final, verifica se há algum problema na boca, como cáries, e confirma o que já observou na primeira consulta. Também analisa se os dentes são de leite ou do siso (estes só comprometem o tratamento se estiverem muito encavalados). Se necessário determinado procedimento anticárie ou extração de algum dente, é preciso efetuá-los antes da colocação do aparelho.
Instalação do aparelho ortodôntico fixo
A instalação do aparelho fixo ocorre na terceira consulta, quando se colam os bráquetes (pequenas peças de metal), um em cada dente de cima, o que leva de quarenta a cinquenta minutos. Em seguida, o dentista passa o fio ortodôntico, pelos bráquetes para realinhar os dentes e, por último, o indivíduo pode escolher a cor das borrachinhas que fixarão esses fios sobre os bráquetes.
Cerca de um mês depois, retorna-se ao consultório para verificar como os dentes reagiram ao aparelho. Nesse momento, põe-se também, se necessário, outro aparelho nos dentes inferiores.
Primeiro período pós-instalação do aparelho
Imediatamente após sair do consultório, a primeira sensação é de boca inchada, mas isso não significa que realmente haja um edema. O fato de o aparelho ocupar lugar entre os dentes e os lábios é que causa esse estranhamento.
Igualmente comum é o acúmulo de saliva. Nos primeiros dias, é difícil lidar com isso, mas todos que usam aparelho passam pela mesma situação.
É bem provável também que o aparelho comece a machucar a boca, porque se trata de objeto metálico estranho que pode acarretar cortes e até aftas. Para não ter esses problemas, basta comprar em qualquer farmácia (ou pedir ao dentista) ceras de proteção dental que se encaixam nos bráquetes que estiverem incomodando. Ocasionalmente, elas podem soltar-se e devem ser repostas.
Cuidados com a alimentação
Não é imprescindível modificar completamente o cardápio, mas determinados alimentos rígidos, como barras de cereais, pirulitos, rapadura ou qualquer outro que dificulte a mastigação, não se devem consumir, porque a força despendida pode fazer soltar algum bráquete, o que interrompe automaticamente o processo em andamento de correção dos dentes e, se ele não for recolocado a tempo, o paciente corre o risco de precisar reiniciar o tratamento.
Após as refeições, é extremamente frequente detritos ficarem retidos no aparelho. Se isso ocorrer, bochechos podem ajudar em caso de não haver como escovar os dentes no local.
Cuidados com a escovação
Certas escovas facilitam a higiene da boca com aparelho. Uma delas tem duas pontas: de um lado, cerdas cônicas e, do outro, entrada para encaixe de miniescovas. Assim é possível limpar as áreas entre os fios ortodônticos e os bráquetes. Também se recomenda uma escova com cerdas que alcancem as regiões mais difíceis, e limpador de línguas e bochechas. Com esses produtos, a escovação será muito eficiente e não demorará mais que o necessário.
Deve-se também utilizar fio dental ao menos uma vez por dia, porque a limpeza inadequada dos dentes pode propiciar vários distúrbios.
Frequência de consulta
O dentista pode marcar consultas com intervalos de vinte ou trinta dias (mais convencional). Não comparecer prorrogará ainda mais a terapia.
Vantagens proporcionados pelo aparelho ortodôntico
A primeira vantagem é estética e vincula-se ao sorriso. Os dentes alinham-se e trazem autoestima. Além disso, o aparelho faz melhorar significativamente a qualidade da mastigação. Embora imperceptível, o desalinhamento dos dentes suscita esforço muito grande para essa tarefa e isso pode desgastar os dentes e ocasionar diversas complicações.
O alinhamento também evita várias doenças bucais, como tártaro e cáries. Ademais, dentes encavalados comprometem a eficácia da limpeza e levam à concentração de bactérias nos espaços mal-higienizados.
Dores ao usar aparelho ortodôntico
Usar aparelho ortodôntico não dói, mas pode causar certo incômodo em virtude da movimentação dos dentes. O usuário pode sentir coceira na gengiva e ficar com a impressão de que eles estão moles, todavia tudo isso é normal. Se tiver dificuldade para se alimentar em decorrência de desconforto, o dentista pode receitar-lhe analgésicos para tomar antes das refeições.