Você vai ver nesse artigo:
Tenho muita dificuldade em ganhar massa muscular
Existem pessoas que treinam muito, mas sempre se desanimam pois não obtêm resultados. Existem alguns motivos que podem estar fazendo com que a pessoa não consiga alcançar o objetivo de ganhar volume muscular.
1) Falta de treino
Se a pessoa quer ter massa magra e volume muscular, ela precisa treinar. Muitas pessoas acham que somente ingerindo mais proteína conseguirão ter volume muscular. Porém, não é necessário comer para ter músculos – na verdade é necessário treinar, e o treinamento é que irá gerar essa demanda de um consumo adequado de proteína.
Primeiro, a pessoa deve treinar corretamente, fazendo um treino pesado e intenso. É necessário dar estímulos novos ao corpo, variando a carga e o tipo de treinamento. Se a pessoa está na academia e já não sente dor muscular, é hora de mudar os treinos.
A pessoa deve procurar a ajuda de um educador físico, pois ter uma consultoria nessa área irá ajudar muito.
É necessário levar os músculos à fadiga para obter um bom resultado.
2) Baixo consumo de proteína
O treinamento que a pessoa está fazendo pode estar gerando uma demanda grande, mas ela pode não estar consumindo proteína de forma adequada – ou seja, consumindo menos e, às vezes, concentrando essa proteína em somente duas refeições, no pré-treino e no pós-treino.
A dica é incluir boas proteínas em todas as refeições – se a pessoa faz 5, deve colocar nas 5; se faz 8, deve colocar nas 8. Assim, ela conseguirá fornecer aminoácidos para o corpo o tempo todo, e esses aminoácidos trarão essa construção muscular.
O consumo de proteína precisa estar de acordo com a demanda de exercícios da pessoa.
3) Baixo consumo de carboidratos
Muitas pessoas acham que o carboidrato é sempre um vilão – elas querem ganhar volume, mas consomem somente proteína, e não carboidratos. Porém, bons carboidratos são necessários. Existem fontes de bons carboidratos que podem ser incluídas na dieta, principalmente em horários estratégicos. Assim, a pessoa terá recuperação e irá gerar a construção de músculo.
Um horário estratégico seria imediatamente após o treinamento de força, quando a pessoa pode fazer uma refeição com batata-doce, macarrão, arroz, etc. Quem quer construir volume precisa comer carboidrato.
Se a pessoa está treinando pesado, os carboidratos não irão engordá-la.
4) Falta de paciência
As pessoas desanimam muito facilmente. Porém, um prédio não é construído do dia para a noite – é necessário fazer toda a fundação, a base, levantar as paredes, etc. Construir músculos não é fácil e demanda paciência.
Sem paciência, a pessoa irá desistir fácil e acabará cometendo muitos erros. A pessoa deve insistir em comer bem e treinar pesado, assim irá chegar nos resultados.
5) Pular refeições
Não se deve pular refeições. Se a pessoa quer ganhar peso e volume, deve fazer todas as refeições, do contrário acabará consumindo menos do que precisa e não dando suporte para o corpo se recuperar do exercício que foi feito.
6) Exagero nos aeróbicos
Se a pessoa é de um biótipo que tem mais dificuldade de ganhar volume, tem pouco apetite e ainda faz aeróbicos, terá dificuldade em ganhar massa muscular.
Deve-se fazer aeróbicos com moderação e procurar a orientação de um educador físico para saber se é ou não necessário inserir esse tipo de treinamento. Muitas vezes, a pessoa não precisará fazer aeróbicos. Em outros casos, o aeróbico pode até ajudar no ganho de massa muscular.
7) Cuidados com o intestino
Deve-se garantir que o intestino esteja em bom funcionamento.
Alguns nutricionistas, no consultório, têm a escala de Bristol, que avalia o tipo de fezes (que informa como está o funcionamento do intestino).
Evacuar todos os dias não significa que o intestino está em bom funcionamento. Não é só aquilo que se come, a pessoa deve estar com o intestino apto para absorver e excretar o que ela não precisa.
Às vezes a pessoa evacua todos os dias, mas o intestino não está absorvendo tudo que ela está consumindo.
O intestino precisa estar completamente saudável para que a pessoa absorva bem os nutrientes consumidos para construir músculos. Por exemplo, pessoas que usam muito antibióticos são prejudicadas.