Dicas para acabar com a queda de cabelo
Importância dos cabelos na expressão
Quando uma pessoa se produz para um casamento, por exemplo, utiliza um penteado mais formal. Se for para uma festa mais despojada, opta por um look mais casual para os fios. Alguns usam os cabelos para passar a mensagem da tribo a que pertencem, com dreadlocks ou penteados punk.
Queda de cabelo
Perder de 70 a 100 fios de cabelo por dia é normal, porém, perder mais de 100 ou 150 cabelos por dia, durante um longo período, é preocupante.
A principal causa de queda de cabelo é a alopecia androgenética, 70% dos homens sofrem dela, e 50% das mulheres após a menopausa.
Dicas para formação e crescimento dos cabelos
A queratina é um dos principais componentes do cabelo. Repor aminoácidos que formam o cabelo, como cisteína, metionina, lisina, é importante. As gorduras ômega 3 e 6 são essenciais para controlar o metabolismo hormonal e estimular a formação dos cabelos.
Algumas vitaminas, como A, D, C, as do complexo B, além do zinco, são importantes para os fios, a B5, por exemplo, ajuda na coloração deles e evita que fiquem grisalhos.
Substâncias tópicas para o couro cabeludo
O minoxidil, se aplicado no couro cabeludo, provoca vasodilatação, estimulando o fluxo de nutrientes à raiz dos cabelos.
O 17-alfa estradiol é outro composto tópico que ajuda na prevenção da queda capilar.
A latanoprosta ajuda na formação dos cabelos.
Alguns fatores de crescimento também estimulam a produção de novos fios (embora ainda não tenham comprovação científica).
Compostos orais para estimular os cabelos
O viviscal é um composto de vitaminas, zinco, cartilagem de tubarão, molusco, que ajuda na formação do cabelo.
O pantogar tem como princípios ativos, por exemplo, a cistina e a queratina, e o inneov, zinco, vitaminas e ômegas.
Existem tratamentos alternativos, como com aloe vera (babosa), que atuam como anti-inflamatórios e melhoram o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.
Gengibre e ginseng auxiliam na produção capilar, diminuem a inflamação, melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e o fluxo de nutrientes para os cabelos.
Suplementar vitaminas é importante para alguns, por exemplo, para inúmeros vegetarianos é interessante repor vitaminas do complexo B, principalmente a B12.
Evitando agressão no couro cabeludo
Ao evitar agressões no couro cabeludo, influencia-se menos na queda dos fios, assim evite pintá-los com muita frequência, e usar boné todos os dias.
Fatores que influenciam na queda de cabelo
Grande parte dos casos de queda de cabelo são de origem genética e hormonal. Alguns folículos capilares são mais sensíveis a ação hormonal.
O estilo de vida, a dieta e o estresse influenciam na qualidade do cabelo e na velocidade em que a pessoa os perderá. Para quem tem predisposição à calvície, é possível atuar com alguns remédios que bloqueiam a ação hormonal (que faz com que o cabelo caia) e também existem procedimentos como o transplante capilar.
Quem está perdendo cabelos por viver uma vida desregrada, estressada, deve se alimentar melhor e procurar um médico.
1) Mantenha o couro cabeludo sempre limpo
Higienize adequadamente o couro cabeludo, mesmo que para isso tenha que lavá-lo diariamente. Muitas mulheres relatam que não lavam os cabelos todos os dias porque notam que eles caem muito durante a lavagem, porém, na verdade, eles já estavam soltos, a lavagem apenas facilita que eles se desprendam do couro cabeludo.
O suor desregula o pH do couro cabeludo – conservá-lo limpo, mantém o pH dele balanceado, e previne contaminação por microorganismos oportunistas, como fungos – e pode danificar a fibra do cabelo, deixando-o mais susceptível à queda e quebra, por isso, é importante também para quem pratica exercícios físicos, como musculação, crossfit, natação, corrida etc., manter o couro cabeludo asseado.
2) Seque bem o cabelo antes de dormir
Dormir com o cabelo molhado não faz com que a raiz capilar apodreça, porém, pode aumentar a proliferação de microorganismos no couro cabeludo, além de gerar infecções e desequilibrar a homeostase dele, e assim os cabelos terão dificuldades para se desenvolverem e maior chance de caírem.
3) Beba água
A pele necessita de água para se manter hidratada e conservar o equilíbrio térmico corporal. O couro cabeludo é uma extensão da pele, por isso produz pelo, porém, diferenciado do das outras partes do corpo.
4) Mantenha uma dieta balanceada
Coma verguras, legumes e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Se necessário, procure orientação de um nutricionista.
5) Procure orientação médica
Se seguir as dicas anteriores e mesmo assim tiver queda de cabelo, procure um tricologista.