Efeitos dos baixos níveis de testosterona
Os níveis baixos de testosterona no homem causam sintomas desagradáveis, como baixa de energia, ganho de peso, baixa de concentração e diminuição da potência sexual. Otimizando a produção de testosterona, o homem rapidamente conseguirá notar os benefícios em sua saúde.
Consumo de gorduras saudáveis
A primeira dica para aumentar os níveis de testosterona é consumir gorduras saudáveis. Em um estudo, homens que consumiam aproximadamente 40% da sua dieta em gorduras, adotaram uma dieta hipolipídica, com menos de 25% de gordura, com isso tiveram uma diminuição importante dos níveis de testosterona e, quando retornaram para uma dieta com 40% ou mais de gorduras, esses níveis de testosterona voltaram a aumentar. As gorduras saudáveis estão presentes, por exemplo, no abacate, no coco, no óleo de coco e nas oleaginosas (castanhas, nozes, castanha de caju, castanha-do-Pará e amêndoas).
Vitamina D
Um estudo realizado com homens que estavam com níveis baixos de testosterona e tinham os níveis de vitamina D no sangue em torno de 30ng/mL mostrou que, quando suplementados e com seus níveis de vitamina D elevados até 50ng/mL, eles tiveram um aumento de até 30% dos seus níveis séricos de testosterona. Se a pessoa não consegue se expor ao sol no intervalo que vai de 10:00 até 14:00, deve suplementar com vitamina D.
Exercício intervalado de alta intensidade
Um estudo comparou homens que praticavam exercício intervalado de alta intensidade, em inglês High-intensity interval training (HIIT), com outros que praticavam exercícios em intensidade moderada continuamente por um período em torno de 45 minutos. Os que praticaram HIIT tiveram um aumento substancialmente maior dos níveis de testosterona.