Quando dá para ter certeza se o bebê é menino ou menina?
Nãotem nada que tenha comprovação que funcione para poder escolher o sexo do bebê. Há duas formas de saber o sexo do feto, ou por exame de sangue da mãe, a sexagem fetal, ou por ultrassonografias.
Quando se fala de ultrassom, pode variar tanto a experiência do ultrassonografista como a qualidade do aparelho que ele tem disponível, ou seja, nos melhores centros, com os melhores aparelhos e os melhores ultrassonografistas, é possível saber o sexo por ultrassom bem mais cedo do que com examinadores menos experientes e aparelhos ruins.
Pelo exame de sangue da mãe, que usa uma técnica para detectar o DNA do feto no sangue dela, esse exame pode ser colhido a partir de 8 semanas, e o resultado é muito confiável, a margem de erro é baixa, menor que 1% na maioria dos laboratórios.
Assim, hoje em dia com aproximadamente dois meses de gestação a mulher já consegue saber o sexo com segurança, porém, no primeiro trimestre da gestação há risco de aborto espontâneo, então, quando o casal descobre o sexo do bebê, geralmente isso toma uma forma diferente, muitas vezes o bebê ganha um nome, e o possível impacto de uma perda pode ser bem maior, por isso para os casais mais ansiosos que querem saber o quanto antes com segurança o sexo do bebê, a partir de 8 semanas é recomendado que faça uma sexagem fetal.
Esse exame particular, que não tem cobertura dos planos de saúde, mas que nos últimos anos barateou bastante, e atualmente, é possível encontrá-lo por cerca de R$200,00. E por ultrassom, por ocasião do primeiro morfológico que é feito ali com aproxidamente com 12 a 14 semanas de gestação, na maioria dos locais que tem bons ultrassonografistas e bons aparelhos já é possível ver o sexo com uma grande chance de acertar. Então, fala-se que nessa fase a margem de acerto é em torno de 80%, pode ser mais alta a depender do examinador, e o sexo será confirmado com segurança por ultrassonografia normalmente a partir de 15 a 16 semanas de gestação.
Em lugares com menos recursos e aparelhos piores, muitas vezes o ultrassonografista só vai falar do sexo no segundo morfológico, perto de 20 semanas.
É mito que existem determinadas posições no coito, dias da semana ou outras simpatias para garantir que o sexo do bebê seja masculino ou feminino.