Problemas psicológicos da menopausa
A menopausa é marcada pela falência dos ovários, diminuição na taxa dos hormônios sexuais femininos e traz repercussões na vida psíquica da mulher.
Muitas vezes, nesse período, os filhos da mulher estão crescidos, casam e saem de casa, e a mulher se vê sem função materna.
Depressão na menopausa
Muitas mulheres que sofrem de depressão na menopausa acreditam que esta causa aquela. Porém, estudos provam que a menopausa não está associada à depressão.
Durante a menopausa, pela queda hormonal, muitas mulheres ficam mais irritáveis e mais agressivas, o que às vezes interfere no dia a dia delas.
Envelhecimento
Na menopausa, pela perda da fertilidade, a mulher sente um envelhecimento pronunciado. É necessário ter sabedoria para envelhecer tranquilamente sem sofrer com a perda das qualidades da juventude. À medida que as pessoas envelhecem, algumas coisas se perdem, mas outras são ganhas.
A maneira como se encara o envelhecimento também tem grande repercussão na qualidade de vida.
Acompanhamento médico e tratamento da menopausa
A reposição hormonal pode ajudar a controlar a irritabilidade e a ansiedade que ocorrem com frequência durante os anos que antecedem a menopausa.
Ocasionalmente a paciente precisa de acompanhamento psicológico, e às vezes uma conversa com o médico já é o bastante. O marido e os filhos também podem ajudar.
Além dos problemas psicológicos que surgem com a diminuição dos hormônios, também aparecem sintomas físicos na pré-menopausa e na menopausa.
Ansiedade na menopausa
Há relatos de uma mulher que sente forte calores à noite, falta de ar e ansiedade.
Nesses casos, é importante um diagnóstico diferencial, às vezes a causa é cardíaca ou somente emocional. Na maioria das vezes, a paciente que começa a repor hormônios reduz muito o uso de antidepressivos e ansiolíticos, e algumas vezes para de usá-los porque percebe melhora.
Isso deve ser feito paulatinamente, de forma controlada – não se deve parar um ou outro tratamento de uma só vez.