Jamelão: benefícios e como usá-lo
O jamelão é uma árvore muito resistente, com 15 a 20m de altura, e que tem uma copa frondosa e densa.
Em Sergipe, ele foi popularizado como “manjelão”. É um fruto originário da Índia e do Siri Lanka, mas muito cultivado no Brasil, principalmente na zona litorânea. É uma planta que oferece muitas propriedades medicinais.
É considerada uma planta adstringente, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, antioxidante e antidiabética (pois controla a glicose no sangue e na urina).
O jamelão é consumido principalmente in natura, na forma de suco ou de sorvetes nas épocas de fevereiro e março, quando há um estoque de jamelão.
O jamelão tem sido evitado nos programas de arborização e paisagismo, porque os frutos mancham carros e sujam as calçadas.
Energia solar
Em pesquisas realizadas no Instituto Indiano de Tecnologia, descobriu-se que a antocianina existente no fruto do jamelão é um produto interessante para energia solar. As células fotovoltaicas utilizam essa antocianina como absorvedor termo-solar. São pesquisas que ainda estão em andamento, mas que já geram curiosidade e, se derem certo, podem baratear muito o custo dos painéis solares.
O painel solar (célula fotovoltaica) utiliza o silício e outros corantes sintéticos, que não são biodegradáveis e têm um custo bem mais elevado. No futuro, pode haver uma redução de até 40% no custo desses painéis solares que hoje são muito desenvolvidos e procurados no Brasil.