Mulher diabética: cuidados para engravidar
O primeiro cuidado que a mulher diabética precisa tomar para engravidar é saber qual o tipo de diabetes que ela tem. Os cuidados que precisam ser tomados por uma a paciente é diabética tipo 1, que é diabética desde criança e precisa de insulina são diferentes daqueles para uma paciente diabética tipo 2, que é uma diabetes por resistência insulínica.
O principal cuidado é controlar o nível de açúcar no corpo para engravidar com bons níveis glicêmicos. Manter uma boa hemoglobina glicada na hora que a mulher engravida diminui a taxa de abortamento e diminui a taxa de más-formações para o bebê.
O controle do peso e manter um peso adequado (ter um índice de massa corpórea adequado) também melhoram as taxas de gravidez e o prognóstico dessa gravidez.
Alguns detalhes precisam ser observados, principalmente se a paciente for diabética tipo 1 – por exemplo, a avaliação da situação do rim e do fundo de olho é importante. Algumas vezes é necessário fazer alguns procedimentos antes da paciente engravidar.
É muito importante a paciente procurar o médico, tanto o endocrinologista quanto o obstetra, até para fazer troca de algumas medicações. Não é raro as pacientes diabéticas usarem algumas classes de medicação, por exemplo, alguns anti-hipertensivos (como captopril, enalapril e losartana) que acabam precisando ser trocados quando a mulher deseja engravidar.