Cuidados excessivos com a pele
Se o indivíduo se alimenta bem, tem um sono restaurador e pratica regularmente atividades físicas, a tendência é que a pele se beneficie. Os cuidados excessivos dedicados à pele resultam da pressão exercida pela indústria farmacêutica.
Caso necessário, existem muitas opções de tratamentos cutâneos, como as aplicações de preenchimento de ácido hialurônico ou toxina botulínica, além dos lasers, amparados em uma tecnologia extremamente avançada.
Fatores do envelhecimento facial
Desde o nascimento é importante tomar cuidado com a exposição solar, pois esse é o principal fator do foto-envelhecimento. Quem almeja ter uma pele saudável não deve expor o corpo a toxinas, como as do cigarro.
Ainda não há estudos que demonstrem a influência causadas pelos hormônios , conservantes e corantes presentes nos alimentos processados.
A oxidação é um processo usado pelo organismo para se proteger das agressões externas.
Cuidados relacionados ao protetor solar
O principalmente creme antirrugas é o protetor solar. Até os 6 meses, não é permitido o uso de nenhum tipo de protetor solar. Dos 6 meses até os 2 anos, as Sociedades Brasileiras de Pediatria e Dermatologia orientam a utilização de protetores solares específicos e físicos. A partir dos 2 anos até a adolescência, são recomendados protetores mistos (físicos e químicos).
O protetor solar físico não é absorvido pelo organismo e, portanto, forma apenas uma barreira externa. Este tipo de filtro deve ser evitado até os 2 anos porque o bebê apresenta uma elevada capacidade de absorção cutânea, e as substâncias desses produtos podem ocasionar alterações orgânicas. A exposição solar não deve ocorrer entre as 10h e 15h.
Protetor solar e câncer de pele
A concentração dos compostos e a frequência de aplicação dos produtos não causam câncer. Na verdade, o risco de câncer de pele é muito maior em uma pele desprotegida do que uma com a quantidade recomendada de protetor solar. Os protetores solares são submetidos a uma série de regras da ANVISA e FDA (Food and Drug Administration).
Tratamento cosmiátrico
Se o indivíduo possui alguma patologia cutânea, como acne ou rosácea, ela deve ser controlada. Uma vez que a doença esteja sob controle, restará cuidar do foto-envelhecimento, que também pode ser considerado uma patologia, já que, em longo prazo, pode redundar no câncer de pele, dentre outros problemas.
O foto-envelhecimento deve ter como foco o tratamento cosmiátrico, uma orientação relacionada aos produtos e cuidados diários voltados à pele. O dermatologista prescreverá um protetor solar, geralmente com FPS 50+, que propicia uma proteção mais prolongada e, consequentemente, pode ser reaplicado com menor frequência.
Os ácidos podem ser utilizados principalmente no inverno, embora algumas versões também possam ser usadas no verão.
Durabilidade do efeito
Os tratamentos com protetor solar, ácidos e cremes proporcionam resultados após cerca de dois a três meses. Já a aplicação de toxina botulínica gera resultados depois de quatro a seis dias, e dura de quatro a seis meses. E o efeito produzido pelo preenchimento é instantâneo e perdura de dois a três anos, de acordo com o tipo de produto e concentração usada.
Tratamento de pele com laser
Normalmente, o uso dos lasers mais agressivos exige uma semana de repouso. O resultado é progressivo e pode perdurar até um ano, uma vez que o laser atua sobre o colágeno, responsável pela estruturação da pele.
Hidratação da pele
Deve-se ingerir de dois a três litros de água por dia. Uma pele hidratada tem fulgor, elasticidade e viço. Os hidratantes tópicos podem ser aplicados sobre a superfície da pele. Existem produtos que levam água para o interior das células e diminuem a produção sebácea.