Cremes para varizes funcionam?
Não existem milagres para o tratamento de vasos e varizes. Cremes que prometem acabar com a doença na verdade só aliviam o desconforto causado por ela – isto quando aplicados com massagem.
Os cremes têm compostos que refrescam a pele, como castanha-da-Índia, mentol e cânfora. Já a massagem, como a drenagem linfática, alivia o desconforto.
A maioria dos cremes indica, no rótulo, fazer massagem no sentido ascendente, três a quatro vezes ao dia. Da mesma forma, a pessoa pode usar um óleo de banho ou um sabonete durante o banho, quando a pele fica escorregadia, para fazer massagens de 5 a 10 minutos nas pernas, três a quatro vezes por dia.
Os vasos sanguíneos esvaziam quando, sobre eles, se aplica pressão. Assim, a pessoa passa o creme, os vasos diminuem naquele momento e dão a falsa sensação de que os cremes evitam as varizes – eles podem ajudar, desde que o objetivo seja melhorar a circulação sanguínea.
De modo geral, cremes que as pessoas usam no dia a dia já têm esse efeito. Se alguma área do corpo ficou arroxeada, pode-se utilizar um creme para acelerar a melhora dela. Na dúvida, busque orientação médica.
Em quem tem flebite – inflamação de uma veia superficial – se forma um caroço avermelhado que causa irritação da pele. Como os cremes para otimizar a circulação costumam ter heparina e outras substâncias que ajudam a desfazer coágulos, eles podem ser utilizados nesse momento.