Cravo da índia: características e benefícios
O cravo da Índia é uma especiaria utilizada milenarmente. É uma planta rústica originária da Indonésia, de fácil cultivo e que dá uma árvore grande.
Algumas pessoas confundem a pimenta-da-jamaica com o pé de cravo-da-Índia, pois as folhas dela têm o cheiro igual ao do cravo da Índia. As folhas dela maceradas, inclusive, têm o mesmo cheiro do cravo, mas em uma intensidade maior. Porém, não é a mesma planta.
O cravo-da-Índia tem uma vegetação vermelha exclusiva dele. Ele tem muitos benefícios para a saúde e é tido como uma planta medicinal.
Hoje em dia, muita gente faz o famoso “chá seca-barriga” com o cravo-da-Índia, utilizado para emagrecer.
O cravo-da-Índia auxilia na circulação sanguínea, tem forte poder expectorante, é um ótimo analgésico, acelera o metabolismo (por isso auxilia na perda de peso) e é também um ótimo digestivo.
Ele proporciona alívio da tosse, por isso muitos xaropes caseiros usam o cravo-da-índia como um dos ingredientes. Ele atua na reconstrução muscular, tem forte efeito antioxidante, é um excelente antisséptico bucal, e tem um ótimo efeito anti-inflamatório.
No seu estágio vegetativo, a árvore tem um tom vermelho exclusivo e muito bonito. É uma ótima árvore para pessoas que têm espaço à disposição, pois ela não produz se for muito podada e mantida pequena.
Contraindicações
O cravo-da-Índia não é indicado para mulheres gestantes ou lactantes, nem para crianças menores de 6 anos de idade. Fora esses casos, o cravo-da-índia pode ser consumido sem problemas.