Lentes compradas pela internet
Os oftalmologistas não recomendam comprar lentes de contato pela internet. O usuário delas deve observar que, na caixa, vem registrado BC (curvatura da lente), DIA (diâmetro), percentual de hidratação e uma série de outras informações. Como essas lentes têm diferenciais, não há como saber, a distância, exatamente o melhor tipo ou as melhores características delas para determinado indivíduo.
Medidas para lentes de contato
O oftalmologista ou o optometrista prescrevem o grau, poder dióptrico das lentes, mas, na receita, não há outras referências de extrema importância, como curvatura, diâmetro e hidratação.
Adquira suas lentes com um especialista (contatólogo/contatologista, optometrista ou oftalmologista), que fará, por exemplo, a ceratometria, medida da curvatura da córnea para determinar a mais adequada para seus olhos. Ele medirá também os diâmetros horizontal e vertical visíveis da íris e a abertura da fenda palpebral, para definir o melhor diâmetro de lente. Ainda medirá a lágrima em dois testes: o de Shirmer, que avalia a quantidade dela, e o BUT, a qualidade, o que estabelecerá a melhor hidratação da lente, além do poder dióptrico, visto que nem sempre o grau dela é precisamente igual ao dos óculos. Em razão das distâncias diferentes entre as lentes dos óculos e as de contato, procede-se de dois modos: quando o grau é muito baixo, o valor continua o mesmo, porém, quando um pouco mais alto, transpõe-se o grau dos óculos para o de lentes.
Para sua segurança, compre lentes somente com profissionais habilitados para trabalhar com elas. Uma lente errada ou o uso inadequado dela pode acarretar edema e úlcera de córnea e muitos outros problemas dessa natureza.
O ideal é adquirir lentes com o contatólogo/contatologista especializado.