Flacidez muscular
Na flacidez muscular, os músculos podem estar com pouco tônus e volume diminuído. Essas são consequências do sedentarismo ou da fratura de alguma parte do corpo que precise ser engessada. Após a retirada do gesso, fica evidente a diferença de tamanho entre os músculos que ficaram paralisados e os demais, que trabalharam normalmente.
Causas da flacidez cutânea
Envelhecimento natural da pele
Existem quatro motivos comuns que podem causar a flacidez cutânea. O primeiro é o envelhecimento natural. Neste processo, há desgaste e diminuição da produção das fibras de colágeno e elastina, e com isso, a pele tende a ficar flácida. Esse processo também pode ser acelerado por fatores externos, como a ação dos raios solares ou o tabagismo, que provocam envelhecimento precoce.
Emagrecimento
O emagrecimento causa a redução do tamanho das células de gordura. Com isso, há sobra de pele, caracterizando a flacidez. Nesse caso, deve-se praticar exercícios que fortaleçam o músculo e proporcionem ganho de volume muscular na região da flacidez.
Estiramento da pele durante a gravidez
Durante a gestação, a pele na região da barriga sofre um estiramento extenso, o que provoca flacidez após o parto.
Como solucionar a flacidez
O tratamento mais eficaz consiste em ganhar massa muscular por meio dos treinos de hipertrofia. Caso o maior problema esteja relacionado ao abdômen devido a uma gestação, por exemplo, pode-se priorizar a região.
Lipoaspiração
Na lipoaspiração remove-se células de gordura, e desse modo, ocorre uma sobra de pele.
Reposição de colágeno
Enquanto alguns estudos alegam que a reposição de colágeno é eficaz, outros são contrários a ela. De qualquer forma, os supostos resultados aparecem somente em longo prazo.
Cremes antiflacidez
Os cremes antiflacidez são eficazes, apesar de normalmente serem caros.
Hábitos saudáveis
Para combater a flacidez deve-se consumir bastante água, evitar o tabagismo, e ingerir alimentos como aveia, cenoura, castanha e gelatina.
Cirurgia plástica
A cirurgia plástica remove a pele em excesso e deve ser usada somente em último caso.