Diferentes tipos de pele
É importante saber o tipo de pele para não errar na escolha dos produtos e dos cuidados específicos. Há centenas de produtos disponíveis no mercado, como cremes em cápsulas, séruns em gotas, sabonetes em barra, na versão mousse ou líquida. Há variedades para os quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista.
Para determinar o tipo de pele é preciso considerar variáveis como a pigmentação (presença de manchas) e as alterações de hidratação. A pele seca tem uma superfície mais áspera, é mais fina e sensível às alterações climáticas, e frequentemente descama.
A pele mista é uma mescla entre a oleosa e a seca, ou entre a oleosa e a normal. Nela, normalmente a parte oleosa se concentra na zona “T”, que compreende a testa, o nariz e o queixo. Nas outras regiões, como a bochecha, pode-se ter uma pele normal ou seca.
A disciplina quanto ao cuidado tomado com a pele e a escolha correta dos produtos previne o envelhecimento. Após identificar o tipo de pele, é possível descobrir se ela precisa de um clareamento ou se já manifesta sinais de envelhecimento. Assim, pode-se associar Vitamina C e ácido retinóico no tratamento, o que promove rejuvenescimento.
Como tratar os diversos tipos de pele
Pele normal
A pele normal é facilmente tratada. Toda pele precisa protetor solar. A única diferença é a escolha do produto. Também utiliza-se corretores mais secos, a fim de evitar que ela se torne oleosa.
Pele oleosa
No caso da pele oleosa, se tratada com produtos muito agressivos, ela pode apresentar áreas de ressecamento, descamação e de hipersensibilidade. Atualmente, já existem produtos específicos para pele oleosa, em forma de gel, creme, loção aquosa ou loção cremosa. A pele é limpa com um sabonete para reduzir a oleosidade, enquanto o protetor apropriado é aplicado em seguida, assim a textura da pele praticamente não se altera.
Uma pele oleosa deve receber uma maquiagem com a inscrição “para toque seco” ou oil-free.